O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Paleontologia ganha Instituto Virtual
Publicado em: 12/12/2002
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Paleontologia ganha Instituto Virtual

O Conselho Superior da FAPERJ aprovou em 6 de dezembro a criação do Instituto Virtual de Paleontologia (IVP), uma iniciativa pioneira na área. O Rio de Janeiro tem instituições e pesquisadores de excelência e reconhecimento nacional e internacional na área.

O IVP é uma rede de pesquisa que reunirá especialistas da UERJ, do Museu Nacional (UFRJ), do Departamento de Geociências da UFRJ e da UNIRIO. O instituto abrangerá todas as linhas de pesquisa da paleontologia.

Segundo o diretor científico da FAPERJ, Luis Fernandes, a criação deste instituto é o reconhecimento de investimentos contínuos ao longo da última década, com resultados excelentes."Até aqui estas iniciativas estavam dispersas nos diferentes grupos e instituições. Com o IVP este trabalho terá um formato mais cooperativo", diz.

Sete institutos virtuais criados em três anos

Os Institutos Virtuais fazem parte do Programa de Estudos Avançados da FAPERJ, cujo  objetivo é apoiar e induzir uma forma de cooperação científica a partir de núcleos de excelência já existentes. A base do programa é a notável demografia e capacidade instalada da comunidade científica do estado, caracterizada por alta qualificação, criatividade, variedade disciplinar e institucional, inserção internacional e competência para gerar resultados com
forte impacto público e social. O caráter virtual dos institutos diz respeito ao fato de que não há uma base física distinta daquelas que sustentam as instituições envolvidas.

Ao longo de três anos foram lançados sete institutos virtuais: Internacional de Mudanças Globais; Economia e Logística; Estado Social da Nação; Turismo; Bioinformática; Democracia e Separação dos Três Poderes no Brasil; e agora o de Paleontologia. Em média, a FAPERJ libera para cada instituto cerca de R$ 200 mil reais por ano para realização dos trabalhos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes