O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Orla de Ipanema e Leblon ganha internet sem fio e gratuita*
Publicado em: 02/07/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Orla de Ipanema e Leblon ganha internet sem fio e gratuita*


Carlos Magno 

       
    O prefeito Eduardo Paes (E) e o governador Sérgio Cabral:
    união para tornar o Rio a cidade mais digital do mundo


"Uma revolução silenciosa capaz de integrar favela, asfalto, Zona Norte, Sul, Oeste, orla, Baixada Fluminense e capital fluminense gerada pelo que há de mais moderno em todo o mundo em termos de tecnologia da informação e que pode ser traduzida em duas palavras: inclusão digital". A afirmativa foi do governador Sérgio Cabral na manhã da sexta-feira, 26 de junho, durante a inauguração da chegada do projeto Orla Digital – que possibilita, por meio de rádio, o acesso gratuito à internet sem fio – à orla das praias de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio. “O fato marcante é que depois do morro Santa Marta e da Cidade de Deus, estamos começando a chegar perto do morro do Vidigal. A partir de hoje, o Rio passa a ser a cidade mais digital do mundo. Vamos passar dos 350 mil beneficiados em Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon, Cidade de Deus e Dona Marta. É um modelo vitorioso. Vamos levá-lo em até três meses para a Baixada – inicialmente para os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Queimados e Nova Iguaçu –  e  até o fim do ano para a Avenida Brasil. Esperamos que, em 2010, até 70% de todo o estado esteja iluminado digitalmente”, acrescentou o secretário de C&T, Alexandre Cardoso.

Resultado de uma parceria entre o governo do estado, a Rede Rio – rede interligada de computadores mantida e financiada pela FAPERJ – e o Instituto de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), entre as principais utilidades do novo serviço estão a inclusão digital por meio de Vídeo sob Demanda (VsD) e TV Digital, com possibilidades de aplicação em educação a distância, segurança pública, divulgação cultural e comercial, teleconferências, sistemas de telemedicina e exibição de concertos musicais e peças teatrais. “Começamos com Copacabana, já estamos no Dona Marta, na Cidade de Deus e agora em Ipanema e Leblon, permitindo que moradores e turistas possam desfrutar de graça do acesso à internet em uma velocidade impressionante. É uma alegria que o Rio esteja se transformando rapidamente na cidade da inclusão digital”, explicou o governador Sérgio Cabral.

Alexandre Cardoso: "Projetos para a Rocinha e Pavão-Pavãozinho já estão prontos"

O secretário de C&T Alexandre Cardoso também lembrou que as iniciativas para levar internet sem fio e gratuita aos morros da Rocinha e Pavão-Pavãozinho já estão prontas e que ainda há a expectativa de estender o projeto à Lagoa. O governador Sérgio Cabral garantiu já ter os recursos necessários para estender a inclusão digital à Avenida Brasil e adjacências. “Neste novo trecho, de Ipanema e Leblon, contaremos com 20 rádios. O sistema permite dois mil acessos simultâneos, com velocidade de 54 Mbps. Na Baixada, o projeto ficará sob a responsabilidade de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF)”, afirmou o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Orla Digital, Luis Felipe de Moraes.

O evento de inauguração da nova etapa do Orla Digital ocorreu num quiosque montado em frente à Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, onde durante três meses serão oferecidas gratuitamente aulas de informática, em computadores conectados ao sistema Wi-Fi (internet sem fio por meio de radiotransmissores), nos moldes das já realizadas em Copacabana, Dona Marta e Cidade de Deus. Devido à forte chuva que caiu, a cerimônia foi realizada em clima informal e não houve discursos no palco montado no local.

O único som a se escutar naquela manhã – além da chuva e do burburinho de autoridades, imprensa e curiosos, que tentavam não se molhar – foi o de sambistas da Portela. Desta vez, tocavam um samba para promover a meta de realizar a inclusão digital em todo o estado do Rio até 2010. A música fazia referência às conquistas do projeto para a população fluminense: “Vou voar, com a minha águia conquistar a humanidade/ A nova era digital vai transformar a realidade/ Num click o acesso à informação/Vai deletando as fronteiras da educação.”

Também estiveram presentes ao evento o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes; o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Rubens Andrade, e seu subsecretário, Marcos Villaça; o presidente da FAPERJ, Ruy Marques; o reitor da Uezo, Roberto Soares de Moura; o presidente da Faetec, Celso Pansera; a presidente do Cecierj, Masako Oya Masuda, e o vereador Rogério Bittar, entre muitas outras autoridades municipais e estaduais.

* com informações da Ascom do governo do estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes