O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Projeto oferece exames gratuitos de neuroimagem em alta resolução
Publicado em: 25/06/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Projeto oferece exames gratuitos de neuroimagem em alta resolução


Débora Motta

 

                                                                                      Divulgação
        
    Ressonância magnética funcional permite estudar posicionamento
    do tumor (setas brancas) em relação às áreas responsáveis no
    cérebro pela linguagem (A) e pela motricidade (B), em vermelho 

Pacientes dos hospitais da rede pública do Rio que possuem serviço de neurocirurgia ganharam uma possibilidade de realizar, de forma gratuita, exames de neuroimagem de alta resolução, para diagnosticar tumores cerebrais. O projeto Tumores intracranianos: Imagem, cirurgia, classificação, biologia celular e molecular  –  contemplado pela FAPERJ por meio do edital Pensa Rio, com R$ 600 mil – foi elaborado por uma frente multidisciplinar organizada pelos Serviços de Neurocirurgia e Neuropatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pelo Departamento de Anatomia da UFRJ, além da rede Labs D’Or.

Os pacientes portadores de tumores cerebrais serão encaminhados para fazer os exames de neuroimagem no equipamento da rede Labs D’Or. “Até agora foram realizadas imagens de ressonância magnética neste equipamento de última geração, de 3 Tesla,  em 120 pacientes. A ideia é ampliar esse número”, diz o chefe do Serviço de Neurocirurgia da UFRJ e um dos integrantes do grupo executivo do projeto, Jorge Marcondes. “Nos hospitais da rede pública, os pacientes não teriam acesso a exames de neuroimagem com uma resolução tão alta, fundamental para localizar e melhor caracterizar os tumores e seus efeitos nas vias neurais normais cerebrais”, completa.

 

De acordo com o neurocirurgião, o projeto – cuja coordenação coube ao professor Vivaldo Moura-Neto, do Departamento de Anatomia da UFRJ – tem um perfil não só assistencial, mas também de ensino e pesquisa. Para promover a troca rápida de informações médicas sobre tumores intracranianos entre as instituições participantes, uma das metas é desenvolver o Portal de Neuroncologia do Rio de Janeiro, que deve estar disponível via web até novembro deste ano. Não haverá restrições de acesso eletrônico para os leigos.

 

“O portal é um banco de dados com fins educativos que reunirá imagens dos tumores e do estudo sistemático utilizado no planejamento cirúrgico, além de um sumário dos resultados obtidos, que servirão de material de aprendizado, treinamento e capacitação de profissionais de diversas áreas envolvidas no tratamento de pacientes com tumor cerebral”, explica Marcondes, lembrando que o anonimato dos pacientes será mantido.  

 

Além do diagnóstico, a partir da análise das imagens dos tumores disponibilizadas no banco de dados – como fotografias digitalizadas de histopatologia e vídeos de intervenções cirúrgicas – será possível aprimorar o acompanhamento pós-operatório, a ser realizado nos respectivos hospitais de origem dos pacientes. “Os pacientes terão melhores chances de tratamento na área de neuroncologia”, conclui Marcondes.  

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes