O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio recebe o melhor da Biofísica
Publicado em: 08/10/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio recebe o melhor da Biofísica

  

O Brasil vai sediar um dos mais importantes eventos mundiais na área de Biofísica. Começa no próximo domingo, 12 de outubro, e vai até o dia 15, no Hotel Glória, o V Congresso Ibero-Americano de Biofísica. O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Biofísica e que tem o apoio da FAPERJ e de outras agências de fomento, vai reunir mais de 400 pesquisadores latino-americanos e ibéricos. Entre eles estará o Prêmio Nobel de Química de 2003, Peter Agre, que fará palestra nesta quarta-feira (15/10), às 9 horas. No domingo, o diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, coordenará uma mesa de discussões.

 

Esta é a primeira vez que o Congresso Ibero-Americano de Biofísica é realizado no Brasil. Ciência interdisciplinar que combina conhecimentos aprofundados da biologia, da química e da fisiologia humana com teorias e métodos sofisticados da física, a Biofísica está na base da revolução de novos conhecimentos e novas tecnologias geradas nos últimos anos sobre os seres vivos, tais como os métodos de clonagem e transgênese.

 

O trabalho do americano Peter Agre, que dividiu o Nobel de Química com Roderick MacKinnon, é um exemplo recente das possíveis aplicações de estudos biofísicos. O trabalho envolve a descoberta de moléculas formadoras de poros dependente de hormônios que regulam a passagem de água e de íons, separadamente, através das paredes celulares, capitais para a sobrevivência celular e, portanto, para a integridade e o funcionamento fisiológico do organismo humano. Estas moléculas estão implicadas, por exemplo, na ação muscular, no sistema renal e na função cerebral. Peter Agre é professor da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore.

 

“A Biofísica também está associada às novas terapias gênicas, à introdução de novos métodos de diagnósticos moleculares e a toda sorte de inovações na prevenção e combate a doenças, incluindo a utilização de terapias com células não-diferenciadas”, explica Paulo Mascarello Bisch, professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e um dos membros do Comitê Organizador Local do congresso, do qual também fazem parte os professores Marcelo Marcos Moralles (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho); e Jerson Lima Silva (Centro Nacional de Ressonância Magnética da UFRJ).

 

De acordo com o professor Jerson Lima Silva, o V Congresso Ibero-Americano de Biofísica abordará temas atuais em Biofísica e nas áreas correlatas de Ciências Biológicas e Biomédicas, enfocando os processos moleculares da fisiologia humana e de suas conseqüências clínicas em métodos de diagnóstico e no combate e prevenção de doenças.

 

“A importância crescente das ciências biomédicas e suas conseqüências práticas na sociedade e no desenvolvimento de novas tecnologias levam a crer que esta ciência terá importância capital neste início de século, com conseqüências decisivas para nosso futuro, sobretudo no aumento da longevidade humana e na descoberta de novos métodos clínicos e preventivos muito mais eficientes”, destaca o professor Paulo Bisch, que é o coordenador da primeira rede de pesquisadores da área de proteômica a entrar em atividade no Brasil. A Rede Proteoma do Rio de Janeiro foi lançada pela FAPERJ em novembro de 2001. Segundo o professor Paulo Bisch, a participação de cientistas e pesquisadores brasileiros nesta área tem crescido consideravelmente, demonstrando claramente nossa competência e reconhecimento internacional, o que coloca o Brasil em situação privilegiada diante destes importantes avanços científicos.

 

O encontro, que reúne alguns dos melhores especialistas mundiais dessa área, é organizado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e pela Sociedade de Biofísicos Latino Americanos (SOBLA), contando ainda com o apoio de outras sociedades ibero-americanas, da Sociedade de Biofísica dos Estados Unidos e da confederação internacional das sociedades de Biofísica (International Union of Pure and Applied Biophysics).

 

O Congresso Ibero-Americano de Biofísica conta com o apoio da FAPERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); CNPq/MCT, FINEP/MCT, CAPES/MEC, FAPERJ, FAPESP, FAPEMIG.

 

Saiba mais sobre o evento:

 

Relação das palestras plenárias

 

Página do V Congresso Ibero-Americano de Biofísica

www.sbbf.org.br/iberoamerican2003
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes