O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 30 de abril a 6 de maio de 2009
Publicado em: 30/04/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 30 de abril a 6 de maio de 2009

Sistema elétrico da FAPERJ em manutenção
Nesta sexta-feira, 1 de maio, de 8h às 17h, será desligado todo o sistema elétrico da FAPERJ para manutenção. Durante este período, não será possível acessar o site da Fundação, nem realizar consultas ao inFAPERJ ou ao webmail. Após este horário, todos os serviços serão normalizados.

Reunião no Rio debate atividades da Semana Nacional de C&T
Na próxima terça-feira, 5 de maio, a partir das 14h, será realizada no auditório da Casa de Ciência/UFRJ (Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro), a primeira reunião entre os organizadores da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 19 a 25 de outubro deste ano, com uma série de atividades em todo o País voltadas para a divulgação e popularização da ciência entre a população brasileira. Mais informações: (21) 2542-7494.

Seminário no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ discute liberdade de imprensa
Na próxima quarta-feira, 6 de maio, de 9h às 13h, será realizado no  Auditório Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Avenida Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro), o seminário “O que ameaça a liberdade de imprensa? E quem a imprensa ameaça?”. O evento é gratuito e aberto ao público, organizado como parte das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 3 de maio. Entre os participantes dos debates, estarão o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins; o diretor do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (Unic-Rio), Giancarlo Summa; o coordenador de comunicação e informação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Guilherme Canela Godoi; e a diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), Ivana Bentes. Mais informações:
http://www.forum.ufrj.br ou pelo telefone: 2295-1595.

UFF promove “2 Seminário sobre Defesa - Cerceamento Tecnológico no Brasil”
Nos dias 6 e 7 de maio, o Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (Nest/UFF) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizarão o “2 Seminário Sobre Defesa - Cerceamento Tecnológico no Brasil”. O evento irá debater temas como o cerceamento tecnológico enfrentado pelo País e o impacto deste obstáculo no desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, com destaque para a indústria de defesa. O evento será realizado na Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (Rua Antonio Comparato, 218 – Campo Belo, São Paulo, SP). Mais informações: (61) 3424-9638 ou pelo e-mail: bcastro@cgee.org.br

Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde: inscrições de 12 a 15 de maio
Entre os dias 12 e 15 de maio, profissionais de ensino superior das áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia poderão inscrever-se para concorrer ao processo seletivo de mestrado profissional e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Em duas áreas de concentração do programa – Ensino Formal em Biociências e Saúde e Ensino não Formal em Biociências e Saúde – estão incluídas linhas de pesquisa, como formação permanente de professores, desenvolvimento e avaliação de materiais educativos, estratégias de ensino e aprendizagem em biociências, educação em saúde e meio ambiente, popularização científica e ciência e arte. O processo seletivo para os dois cursos será realizado em três etapas. A primeira, no dia 29 de maio, contará com prova de inglês e prova escrita. A segunda será análise de currículo e seleção de projeto, prevista para acontecer de 10 a 20 de junho. Na última etapa, de 29 de junho a 03 de julho, será realizada a apresentação dos projetos. Mais informações:
http://www.fiocruz.br/iocensino ou pelos telefones: 2562-1201 e 2562-1394.

Fundação Ford oferece bolsas de pós-graduação no Brasil e no exterior
A Fundação Ford está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de maio para o Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação (International Fellowships Program – IFP). Serão oferecidas bolsas de mestrado, por até dois anos, no Brasil e no exterior, para aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social. As vagas para a seleção brasileira serão distribuídas prioritariamente a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil ou provenientes de famílias de baixa renda e pouca escolaridade. Além da bolsa de estudos, os selecionados terão uma série de apoios, como assistência para a inscrição – para os que não estiverem ainda matriculados em uma pós-graduação –, apoio à participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e de aperfeiçoamento para elaboração de projetos, além de auxílios para a constituição de rede de bolsistas internacionais e de ex-bolsistas. Os projetos deverão estar relacionados às áreas prioritárias de atuação da Fundação Ford: “Formação de recursos e desenvolvimento comunitário” (financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica, qualificação da força de trabalho e meio ambiente e desenvolvimento), “Conhecimento, criatividade e liberdade” (artes e cultura, educação e ensino superior, mídia, religião, sociedade e cultura e sexualidade e saúde reprodutiva) e “Paz e justiça social” (sociedade civil, governo e direitos humanos). Mais informações:
www.programabolsa.org.br

Bolsas para curso avançado de língua e cultura alemãs na Europa
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, no idioma alemão) abriu inscrições para um de seus mais concorridos programas de bolsas, o tradicional Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, também conhecido pela expressão alemã Winterkurs. O programa destina-se a jovens estudantes, brasileiros ou estrangeiros com residência permanente no Brasil, matriculados em universidades brasileiras, com no mínimo o sexto período da graduação concluído até o fim de 2009 (jovens mestrandos também podem candidatar-se). Os interessados devem apresentar desempenho acadêmico muito bom e comprovar conhecimento de alemão equivalente ao nível intermediário, entre outras exigências. Com duração de quatro a sete semanas, os próximos Winterkurse ocorrerão em janeiro e fevereiro de 2010 (datas exatas ainda a definir) em universidades de Freiburg, Essen, Leipzig e Berlim. A bolsa está fixada em 2800 euros ( 1075 para reembolso das passagens aéreas, 975 para alojamento e alimentação e 750 para custos com o curso). O DAAD custeará ainda integralmente o seguro de saúde. O programa também inclui, geralmente, excursões nos fins de semana e visitas a teatros, museus e outras instituições culturais. O bolsista deve levar consigo de 300 a 600 euros para despesas adicionais. Os pedidos de bolsa devem ser enviados para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até 29 de junho. Mais informações:
http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm

Capes oferece bolsas para Programa de Estágios Pós-Doutorais em Saúde Humana
No dia 14, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, lançaram o Programa de Estágios Pós-Doutorais em Saúde Humana, Pós-Doc SUS. A iniciativa, que tem como objetivo incrementar as ações de capacitação em áreas consideradas prioritárias no âmbito da pesquisa em saúde, terá duração de cinco anos e vai oferecer trinta bolsas por ano, o que resultará em 150 pós-doutores na área de saúde em temas prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para este ano, as linhas temáticas serão a pesquisa biomédica, a saúde coletiva e o desenvolvimento de produtos industriais em saúde. O programa funcionará por meio de chamadas públicas. Informações sobre as ações da Capes podem ser consultadas no site. Mais informações: 
www.capes.gov.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes