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Publicado em: 16/04/2009
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Olimpíada Brasileira de Matemática premia 300 estudantes de escolas públicas

 Fotos de Carlos Magno

         
    Governador Sérgio Cabral entrega medalhas aos vencedores
    da 4 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Em cerimônia que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram entregues na tarde desta quarta-feira, 15 de abril, medalhas e bolsas de estudo aos 300 vencedores da quarta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), concurso promovido em 2008 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento, que aconteceu na Escola Naval, no Centro do Rio, também serviu para marcar o lançamento oficial da quinta edição da Olimpíada.

Segundo os organizadores, a Obmep é a "maior olimpíada de matemática do mundo", alcançando 99% dos municípios brasileiros e chegando a 40.377 escolas municipais, estaduais e federais. Iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, do MEC, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep visa descobrir talentos entre estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio. A meta para a 5 edição é alcançar 20 milhões de estudantes.  

Acompanhado pelo governador Sérgio Cabral e os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o presidente Lula destacou a performance do estudante cearense Ricardo Oliveira da Silva, de 20 anos, premiado pela terceira vez, como símbolo do evento. Ricardo, que anda de cadeira de rodas devido a uma amiotrofia espinhal e apenas nos últimos três anos passou a frequentar uma escola formal, foi o sexto colocado geral no concurso e um dos 300 a conquistar medalha de ouro.

"Ricardo deveria ser o símbolo da Obmep. Não pode ter exemplo maior do que o Ricardo. Nenhum de nós pode se comparar às condições do companheiro Ricardo, levado pelo pai à escola em carrinho de mão. Tem muita gente com o corpo perfeito, com todas as condições do mundo, que vive reclamando", falou o presidente Lula. E acrescentou: "Vamos divulgar estes meninos, vamos mostrar o que o Brasil tem de melhor." Lula também elogiou o desempenho da estudante mineira Maria Clara Mendes, de Pirajuba, que já recebeu três medalhas de ouro, e de Gerson Tavares Câmara de Souza, detentor de quatro medalhas de ouro na Olimpíada.

    

  Ruy Marques cumprimenta o presidente
  Lula durante cerimônia na Escola Naval 
 

Contente com a premiação, Ricardo já avisou que continuará participando. "Meu sonho é participar de uma olimpíada mundial. Mas isso ainda é um sonho", confessou. Ele também garantiu que pretende estudar cada vez mais e ampliar seus conhecimentos na matéria.

Ao entregar as medalhas de ouro aos estudantes da delegação do Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral enfatizou a importância da iniciativa. "É um fato extraordinário." Ele lembrou ainda que o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), de nível reconhecido em todo o mundo, já vinha realizando olimpíadas entre escolas particulares. "E o que faz o presidente? Pega o Impa, tira o Impa de um pedestal acadêmico e o traz para a vida como ela é, para o povo brasileiro, realizando a olimpíada da matemática. É um fato extraordinário, é um fato que merece ser comemorado", frisou.

Participaram da quarta edição da Olimpíada 18,3 milhões de alunos da 5 série do ensino fundamental ao 3 ano do ensino médio. Além de 300 medalhas de ouro, a Obmep premiou 900 estudantes com medalhas de prata e 1.800, com a medalha de bronze. Também foram concedidas 3 mil bolsas de iniciação cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais. Durante um ano, os premiados ainda assistirão aulas extras, preparadas pela equipe da Obmep.

No geral, Minas Gerais foi o estado com os melhores resultados, com 80 alunos conquistando medalhas de ouro na edição 2008. O Rio de Janeiro ficou na segunda posição, com 59 medalhas de ouro, três a mais que o estado de São Paulo. Na última edição do concurso, os representantes vencedores do Rio nos três níveis de pontuação de medalha de ouro são, em sua grande maioria, de escolas como o Instituto de Aplicação da Uerj, o Colégio Militar e o Pedro II, que contam com longa tradição de bom ensino. Dos municípios fluminenses, Angra dos Reis teve bons resultados, ficando com 13 medalhas de ouro, todas para o Colégio Naval. Na Baixada Fluminense, houve apenas dois representantes: um da Escola Municipal Unidade Integrada de 1 Grau, de São João de Meriti, e outro da Cefet de Química de Nilópolis. Os municípios de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, e Niterói, na Região Metropolitana, levaram uma medalha cada.

Para o diretor geral do Impa, César Camacho, a Olimpíada tem feito uma verdadeira "garimpagem de alunos de ponta nas escolas públicas". "Notamos que, apesar da crise do ensino em geral e das escolas públicas, existem estudantes extremamente bem dotados em todo o País. O papel da Olimpíada é, em primeiro plano, detectar esses estudantes extraordinários que o Brasil tem e que se perdem por falta de uma identificação", explicou Camacho.

Segundo o diretor do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj), Miguel Matias, o interesse dos estudantes nesses quatro anos de Olimpíadas tem sido enorme, o que mostra o sucesso da iniciativa. "Muitos alunos viram aí a possibilidade de expressão de seu interesse na matéria, passando a estudar efetivamente para ter um bom desempenho. E a partir do reconhecimento público, com a conquista de uma premiação, isso se traduz numa dedicação ainda maior aos estudos, num efeito extremamente benéfico", explica. E prossegue: "Além do bom desempenho, no Rio, de escolas de excelência, como a nossa, se tem a questão do potencial individual, como se viu nos resultados por todo o país. A isso se soma ainda a mobilização nas instituições de ensino, dos professores que passam a reestruturar o ensino da matéria. A longo prazo tudo isso será extremamente benéfico para o ensino da matemática e da educação de forma geral", resumiu.

Para conhecer mais sobre a 4 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, visite o site: www.obmep.org.br

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