O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > ISP-RJ desenvolve sistema de mapeamento digital do crime
Publicado em: 19/03/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

ISP-RJ desenvolve sistema de mapeamento digital do crime


Débora Motta

 Divulgação/ISP-RJ

   
    Pontos vermelhos no mapa indicam os locais onde 
   ocorreram crimes na região metropolitana do estado 
 
Um novo sistema torna-se um aliado no combate à criminalidade do Rio de Janeiro. O Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) desenvolveu o Observatório de Análise Criminal, um centro de análise de dados que, por meio de ferramentas de análise espacial  e métodos quantitativos, permite mapear os delitos na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O site oferece diariamente informações automáticas, atualizadas a cada 30 minutos, sobre o tipo de ocorrência, região, data e hora, além de imagens espaciais atualizadas, que indicam o local do crime e a proximidade com favelas, batalhões e delegacias.

O objetivo do projeto, que conta com o apoio da FAPERJ, é facilitar o planejamento de políticas na área de segurança pública e tornar a gestão de operações policiais mais eficiente. "A principal contribuição do Observatório de Análise Criminal é disseminar as informações em segurança pública para os gestores e os encarregados do policiamento da área, oferecendo uma base de consulta de dados de fácil acesso para estudos, consultas e análises", avalia o gerente do ISP-RJ, Leonardo de Carvalho Silva, ressaltando que as ocorrências registradas no site são provenientes do banco de dados do serviço 190 da Polícia Militar relativas aos últimos 30 dias, com atualização on-line dos dados.

O mapeamento digital do crime abrange todas as localidades da região metropolitana, por circunscrição de delegacias, com exceção de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba –Área Integrada de Segurança Pública 27 –, e de Itaguaí. "As informações a respeito dessas áreas são disponibilizadas apenas para os gestores de segurança pública, responsáveis pelo planejamento, e para os comandantes dos batalhões. O sistema está disponível na Intranet da rede da Secretaria de Segurança do Estado", explica Leonardo. "Alguns batalhões da Polícia Militar, como 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 13, 15, 16, 18 e 22, já contam com o sistema implantado", completa.

Um dos grandes méritos do projeto – que conta com uma equipe multidisciplinar do ISP-RJ, formada por geógrafos, estatísticos, analista de sistemas e cientista político – é promover o pioneirismo fluminense na inovação tecnológica. "É o primeiro sistema georeferenciado de monitoramento utilizado no estado do Rio de Janeiro com esse objetivo", diz Leonardo, destacando que a visualização dos dados através do site gera novas perspectivas de análise em segurança pública, otimiza o serviço e promove ações mais estratégicas e concisas.

O software para análise espacial utilizado no projeto é o GeoMedia, fornecido pela empresa Sisgraph. Ele permite uma interface amigável na criação de mapas de concentração (mapas termais), por meio do algoritmo de kernel. Através de um zoom na região desejada, é possível visualizar um mapa da região e refinar a busca.

A ferramenta também possibilita gerar relatórios diários, semanais ou mensais, com dados quantitativos em relação às ocorrências, para acompanhar o aumento ou diminuição de delitos em determinada região e relacionar com o planejamento de recursos. "O observatório alia o processo de pesquisa tradicional já existente à tecnologia avançada, criando novos parâmetros metodológicos para a segurança pública", conclui Leonardo.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes