O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Estado do Rio de Janeiro lidera investimentos em C&T em todo o país
Publicado em: 19/03/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Estado do Rio de Janeiro lidera investimentos em C&T em todo o país

 Fotos: Vinicius Zepeda

      
    Para Cardoso, condecoração foi um
    ato político em defesa da C&T no Rio 

"Pela primeira vez na história, o Rio de Janeiro é o estado do Brasil com o maior volume de recursos por pesquisador aplicados na área de ciência e tecnologia em todo o País”. A afirmação foi feita pelo Secretário de Estado de C&T, Alexandre Cardoso em solenidade onde foi condecorado com a comenda da Ordem do Mérito José Bonifácio. Criada em 1972, a medalha é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado nas áreas da educação, ciência e cultura, sobretudo em benefício da Uerj. A cerimônia foi realizada no começo desta semana, na manhã de segunda-feira, 16 de março, na capela ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e contou com a presença de diversas autoridades fluminenses, além de professores e funcionários da universidade.

Além de Alexandre Cardoso, a mesa de abertura do evento contou com a presença do reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves; do presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques; da sub-reitora de extensão e cultura da Uerj, Regina Lúcia Monteiro Henriques; do reitor do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), Roberto Soares de Moura; e da reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Malvina Tuttman. A entrega da medalha ao secretário foi feita pela decana do Centro de Ciências e Tecnologia da Uerj, professora Maria Helena Rodrigues.

Convidado pelo Reitor da Uerj para, como docente da Universidade, fazer a apresentação do homenageado, o diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, em seu discurso, iniciou fazendo uma breve apresentação das atividades desenvolvidas por José Bonifácio e que serviram de inspiração para a criação dessa outorga. Após, apresentou Alexandre Cardoso, como secretário, político e empresário, traçando, em poucas linhas, uma trajetória de sua vida. Finalizou, discorrendo sobre algumas das grandes conquistas obtidas pelo Secretário, em todas as instituições vinculadas à Sect. “Sem dúvida, esta é uma justa homenagem que a Uerj presta ao secretário Alexandre Cardoso que, desde o início da gestão, vem dispensando um especial tratamento à universidade”.

       

  A partir da esq.: Roberto Soares de Moura, Regina Lúcia Monteiro Henriques,   
  Alexandre Cardoso, Ricardo Vieiralves, Ruy Marques e Malvina Tuttman  

Já o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves destacou o processo de reconstrução da ciência e tecnologia no estado. “Pela primeira vez aqui na Uerj temos uma relação direta entre o orçamento destinado para a instituição e nossas finanças”, explicou. “Vale destacarmos também o fato de termos consolidado uma rede de acadêmicos e cientistas fluminenses. Porém, este processo não pode parar. Temos que ter maiores compromissos com a qualificação de profissionais, formação de professores, fortalecimento da economia e da C&T em nosso estado”, acrescentou.

Ao agradecer a homenagem, Cardoso destacou o fato de a condecoração servir como um ato político em defesa do direito à pesquisa e defesa dos recursos de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. O secretário de C&T ainda aproveitou a ocasião para pedir uma união de esforços das três universidades do estado – Uerj, Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e Uezo (Centro Universitário da Zona Oeste) – em defesa da aplicação de mais recursos. “Assim como as universidades federais conseguiram recursos do Governo Federal, as universidades estaduais precisam garantir uma aplicação de verbas. A Uerj, pela sua dimensão, pode liderar um movimento que crie um projeto de lei na Assembléia Legislativa que garanta a aplicação mínima de recursos para o desenvolvimento da pesquisa e consequentemente, do Estado”, explicou Cardoso.

A cerimônia contou com a presença de diversas outras autoridades fluminenses como a presidente da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) Masako Oya Masuda; o reitor da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Arody Cordeiro Herdy; o presidente da Fundação Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), Celso Pansera e o diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rodolfo Acatauassu, entre outros.

Confira, na íntegra, o discurso proferido pelo diretor-presidente da FAPERJ na solenidade.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes