O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Moradores do Santa Marta ganham acesso à internet sem fio e gratuita *
Publicado em: 12/03/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Moradores do Santa Marta ganham acesso à internet sem fio e gratuita *


 Divulgação/PUC-Rio

        
     No Santa Marta, uma das 16 antenas
     instaladas para dar acesso à internet

No início desta semana, na manhã de segunda-feira, 9 de março, o morro Santa Marta – comunidade de baixa renda localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro – passou a ser a primeira comunidade de todo o Brasil a oferecer sinal de Internet sem fio gratuita para todos os seus moradores. Na ocasião, o governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inauguraram o Santa Marta Digital, parte do projeto Estado Digital, que vem sendo implementado pela Secretaria.

O Santa Marta Digital foi viabilizado graças a uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Segurança Pública e FAPERJ. Ao todo, foram instaladas 16 antenas para garantir a transmissão do sinal de Internet em todos os pontos do morro. Deste total, 13 foram viabilizadas pela Secretaria de Segurança Pública, que cedeu equipamentos de telecomunicações utilizados durante a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo estatísticas colhidas na comunidade, existem ali cerca de 1.600 computadores, porém apenas cerca de 800 possuem conexão com Internet, viabilizada por meio de 15 provedores comerciais diferentes, muitas vezes lentos e de baixa qualidade na transmissão de dados, além de caros.

A coordenação da equipe responsável pelo projeto está a cargo do engenheiro de telecomunicações e professor da Puc-Rio, Marco Antônio Grivet Mattoso Maia. Segundo ele, do ponto de vista tecnológico, os ganhos são enormes: “No que diz respeito à transmissão de dados em banda larga, este empreendimento trabalha com o que há de mais moderno em todo o mundo nesta área. Já do ponto de vista social, o uso de computador no morro trará enormes benefícios para o treinamento profissionalizante de seus moradores”.

Durante a inauguração do projeto, o governador Sérgio Cabral destacou o aspecto inclusivo do projeto. “O estado do Rio é o mais avançado do ponto de vista tecnológico do País e, logo, vai se transformar no primeiro estado 100% digital, com cobertura aberta para toda a sua população. Isso é algo absolutamente inusitado, novo no mundo e é o que está nos inspirando a prosseguir nessa parceria com o setor da inteligência carioca, que está a serviço da sociedade. O projeto Inclusão Digital é o grande casamento entre a academia e a vida como ela é. É a aproximação entre o saber e a necessidade”, afirmou Cabral.

O governador ainda destacou o momento histórico e sem precedentes vivido pelo tanto governo estadual quanto por seus parceiros: União, Estado, município do Rio, instituições de ensino e pesquisa e organizações não-governamentais envolvidos com o projeto e demais serviços que já tornam o Santa Marta um referencial para outras comunidades carentes do Rio de Janeiro. “A grande inclusão tecnológica se dá em um momento como este, ou seja, reunindo universidades de qualidade, estado, sociedade e ONGs para, juntos, promover a inclusão digital em comunidades que precisam de inclusão social, inclusão cultural e cidadania. E a inclusão digital que estamos oferecendo hoje, permite a essas mais de quatro mil famílias entrarem, de fato, no século XXI”, salientou. 

Container disponibilizará oficinas gratuitas de informática aos moradores nos próximos três meses

  Carlos Magno

    
 Cabral (Cardoso e Pezão ao fundo) testa computadores
 durante a inauguração do projeto Santa Marta Digital

Para garantir a inclusão digital do maior número de pessoas possível, o projeto Santa Marta Digital irá manter, durante três meses, na praça Corumbá, localizada na subida do morro, um container onde serão disponibilizados computadores, gratuitamente, para realização de oficinas de informática e para acesso à Internet.

Este último ponto foi destacado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, durante o evento. “Essa experiência inaugurada hoje vai contar com um workshop para aprendizado de noções de informática e todos os moradores do Santa Marta vão passar a ter e-mail. E o que significa isso? Hoje, por exemplo, as grandes empresas não aceitam currículo se não for por meio eletrônico. A partir de hoje, o Santa Marta passa a ser a primeira comunidade onde todos os moradores poderão mandar e-mails para enviar currículos e marcar serviços diversos. Enfim, a grande novidade é esta: a primeira comunidade dessa natureza que tem esse tipo de serviço na América Latina”, exemplificou Cardoso.

O Secretário destacou, ainda, a importância da economia proporcionada com a Internet. “Por meio do uso do computador, podemos pesquisar preços de fornecedores e selecioná-los, tendo uma economia de até 25% para os comerciantes. Vamos ensinar-lhes a reduzir os custos e a aumentar os lucros”, afirmou Cardoso. Ele ressaltou que as aulas sobre negócios via Internet começarão a ser realizadas já na semana que vem. “Os trabalhadores que serão formados pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) na comunidade, terão na rede mundial de computadores importante ferramenta para divulgar as suas atividades em toda a cidade”, ressaltou.

O projeto Santa Marta Digital faz parte da meta desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de transformar, até 2010, o Rio de Janeiro no primeiro estado do País totalmente digital. Depois da implantação do projeto Orla Digital na praia de Copacabana - e que até meados de abril será estendido a Ipanema e Leblon – o governo deverá inaugurar a banda larga a céu aberto nas comunidades da Cidade de Deus (até o fim de maio) e Rocinha (até julho).

A cerimônia de inauguração do projeto contou ainda com a presença do vice-governador e secretário de obras, Luiz Fernando Pezão; do secretário de segurança pública, José Mariano  Beltrame, do diretor presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques; da secretária de Cultura, Adriana Rattes; dos secretários Municipais de C&T e de Esportes, Rubens Andrade e Francisco Manoel de Carvalho, respectivamente; dos deputados Aparecida Gama (líder no Governo na Assembléia Legislativa), Marcus Vinicius e Chiquinho da Mangueira; dos vereadores Aspásia Camargo e Rogério Bitar; do presidente da Associação de moradores do Santa Marta, José Mário Hilário dos Santos; do vice-reitor da Puc-Rio; Pe. Josafá Siqueira; do reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves; do reitor da Uezo, Roberto Soares de Moura; do presidente da Faetec, Celso Pansera; e do diretor executivo do Comitê para Democratização da Informática, Rodrigo Baggio, entre outros.

* com informações da Ascom do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes