O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Resultado – Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro - 2009
Publicado em: 04/03/2010

Resultado – Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro - 2009

 

Pesquisador

Instituição

Titulo do Projeto

Alexandra Anastacio Monteiro Silva

UFF

Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação de Jovens e Adultos: Estudo dos temas Alimentos e Nutrição no Centro de Ensino Supletivo- CES Madureira

Alexandre Rodrigues Torres

UERJ

Melhoria do ensino de ciências como incentivo às profissões da área tecnológica - Etapa:Colégio Estadual Dr. João Maia

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro

UERJ

Formação para letramento:contextos, práticas e atores.

Ana Maria Severiano de Paiva

USS

Inclusão Digital e intervenções pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem na matemática mediada pela tecnologia

Antonia Elenir Amâncio Oliveira

UENF

Laboratórios de ciências, cursos de formação continuada e inserção dos licenciandos da UENF em escolas da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ como estratégias para melhoria do ensino público

Cássia Curan Turci

UFRJ

Projetos Interdisciplinares para o ensino médio: Uma visão integrada de ciência e Sociedade.

Catia Antonia da Silva

UERJ

Educação ambiental e cartografia da ação: O Laboratório de estudos metropolitanos do grupo de pesquisa e extensão: urbano, território e mudanças contemporâneas-DGEO-FFP-UERJ atuando junto ao ensino fundamental no Colégio Carlos Maia - São Gonçalo

Cláudia Regina amaral affonso

CPII

Integração do ensino de história, informatica e meio ambiente

Cristina Maria Carvalho Delou

UFF

Escola de Inclusão: Capacitando Discentes de  Licenciatura e Docentes para o Atendimento  de Estudantes Deficientes Visuais

Daniel Fábio Salvador

CECIERJ

Inclusão de novas tecnologias educacionais na escola pública como agentes potencializadores do aprendizado de Ciências e Matemática

Danielle Pereira Cavalcanti

Inmetro

O ensino de Ciências através da experimentação: ampliando a infra-estrutura do Laboratório de Biologia do Colégio Estadual Círculo Operário (Duque de Caxias)

Dayse Carla Genero Serra

UFF

Perspectivas Educacionais Inclusivas para o Aluno com Autismo na Rede Pública de Ensino.

Denise Rocha Corrêa Lannes

UFRJ

Noticiário Local: seus códigos polivalentes e mensagens como ponte efetiva entre os valores e modos de vida dos estudantes e os conteúdos programáticos.

Edison Luis Santana Carvalho

UFRJ

Plantas Medicinais e Alimentos Funcionais: Aprimoramento do Processo Ensino-Aprendizagem e Promoção da Saúde da Comunidade Escolar.

Fabiana Soares dos Santos

UFF

Meio Ambiente na Prática: Montagem de Laboratório para o Curso Técnico em Meio Ambiente no Colégio Estadual Rondônia

Fábio Merçon

UERJ

A contextualização do ensino de Química a partir da análise da qualidade da água

Gianine Maria de Souza Pierro

UERJ

A Universidade e a Escola Básica: caminhos na investigação e aprimoramento do ensino-aprendizagem

Guaracira Gouvea de Sousa

UNIRIO

TV Fundamental: Produção de Vídeos Educativos para o Ensino Fundamental.

Inês Barbosa de Oliveira

UERJ

A EJA como direito ao conhecimento: a informatização como meio de inclusão, aprendizagem e formação cidadã

Janaina Veiga Carvalho

USS

“INCLUSÃO DIGITAL E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ressignificando práticas de leitura e ensino da matemática

Juliany Cola Fernandes Rodrigues

UFRJ

Estruturação do Setor de Bioquímica no Laboratório Experimental de Biologia do Colégio Estadual Círculo Operário

Jurema Rosa Lopes

UNIGRANRIO

A Contextualização do Ensino de Matemática e do Ensino de Física como Núcleo para a Melhoria do Ensino

Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes

UERJ

Tecnologia assitiva para a inclusão comunicativa de alunos com deficiência: formação continuada de professores

Leonardo Gomes da Silva

UFRJ

Universidade e escola: implementando um laboratório interdisciplinar para a integração do ensino em Macaé.

Luiz Alberto Batista

UERJ

Status postural motor de alunos do ensino fundamental da escola pública do Rio de Janeiro: ampliando a ação em Educação Física.

Luiz Carlos Guimarães

UFRJ

Jogos e Frações Um Experimento de Materiais Complementares para as Salas de Aula de Escolas Públicas do Rio de Janeiro

Luiza Rodrigues de Oliveira

UNIPLI

Educação ambiental no ISERJ: Uma proposta para inserção das questões ambientais como tema transversal nas disciplinas de psicologia, sociologia e filosofia no ensino médio.

Mailsa Carla Pinto Passos

UERJ

Narrativas, imagens e processos identitários de crianças afro-brasileiras em uma escola pública do Rio de Janeiro.

Marcelo Gustavo Andrade de Souza

PUC-Rio

Diversidade cultural, cotidiano escolar e sétima arte: a diferença desafia a escola pela tela do cinema

Marcelo Pelajo Machado

FIOCRUZ

Programa para Formação Continuada de Professores de Biologia com ênfase em Histologia e Biologia Celular: Segunda Edição

Maria Auxiliadora Terra Cunha

UNISUAM

Criação e Implantação de uma Matriz de Apoio à Educação Especial – MAEE

Maria Eugênia Ferreira Totti

UENF

Laboratório de Ciências

Maria Naíse de Oliveira Peixoto

UFRJ

Repensando a educação ambiental no contexto da prática pedagógica:Uma proposta de construção coletiva de projetos transdisciplinares.

Maria Onete Lopes Ferreira

UFF

Projeto criar é APRENDER: propondo caminhos para transformar o ensino e aprendizagem na escola pública do Rio de Janeiro

Maria Teresa Esteban do Valle

UFF

A articulação de práticas de avaliação numa perspectiva emancipatória no cotidiano escolar

Miryam Bonadiu Pelosi

UFRJ

Formação em serviço de professores de salas multifuncionais para o desenvolvimento da comunicação alternativa com os alunos com necessidades educacionais especiais

Nilda Guimarães Alves

UERJ

O uso de artefatos culturais por docentes e discentes na tessitura de conhecimentos e significações nos cotidianos escolares

Renato Augusto DaMatta

UENF

Capacitação no Uso de Laboratório para Professores de Três Escolas Estaduais no Município de Campos dos Goytacazes, Formação Continuada para Professores da Região Norte Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e Montagem e Melhoria dos Laboratórios

Rita Marisa Ribes Pereira

UERJ

Imagens Transvistas: produção de fotografias e vídeos com jovens cegos e com baixa visão

Rosimeri de Oliveira Dias

UERJ

Formação inventiva de professores e políticas de cognição como dispositivos para a criação do Conselho Escolar do Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares

Sandra Barros Sanchez

UFRRJ

Construção, Gestão e Difusão do Conhecimento - Estudo paradigma: Educação Ambiental

Selma Ribeiro de Paiva

UFF

Como vemos as plantas? Propostas para a melhoria da relação ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio.

Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

UFF

INTERDISCIPLINARIDADE nas Ciências da Natureza e Matemática: o fazer através de AULAS EXPERIMENTAIS

Thais Cristina Vargas Garrido

UERJ

Universidade na escola: Uma proposta interdisciplinar integrando conhecimentos de petrografia, do Pré-sal e meio ambiente através do olhar da Geologia nos ensinos fundamental e médio-RJ

Verônica Maria Morandi da Silva

UERJ

Novos caminhos para a Educação Básica através da Parceria entre Programas de Pós-graduação e Unidades de Ensino Público no Rio de Janeiro: Modelo de Integração entre o Programa de Pós-graduação em Biociências-UERJ e o Colégio Estadual Cardeal Arcoverde-RJ

Walter Omar Kohan

UERJ

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! A escola pública em Duque de Caxias continua apostando no pensamento.

Wanda da Conceição de Oliveira

UFF

A Contribuição da Casa da Descoberta na Melhoria do Ensino de Física e Química em Escolas Públicas: Aplicação no Colégio Estadual Joaquim Távora.

Zena Winona Eisenberg

PUC-Rio

Mais tempo ao Tempo: o estudo de conceitos temporais em diferentes áreas de conhecimento do ensino fundamental

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes