O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ciência em foco: Semana de C&T se multiplica em atividades pela cidade
Publicado em: 16/10/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Ciência em foco: Semana de C&T se multiplica em atividades pela cidade

Rosilene Ricardo

 Liliana Coutinho/ Cecierj

   
   A bicicleta-usina, do Cecierj, fez sucesso entre os estudantes,
   durante a Semana Nacional de C&T de 2007
Imagine que, ao pedalar uma bicicleta ergométrica, a energia mecânica gerada pelo movimento é transformada em energia elétrica suficiente para acender várias lâmpadas. Essa bicicleta-usina será uma das experiências que a Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) apresentará durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que entre os dias 20 e 26 de outubro procurará atrair a atenção do público para a ciência em diversas atividades lúdicas e informativas por toda a cidade. A semana – organizada anualmente em todo país desde 2004 – traz nesta edição o tema Evolução e Biodiversidade. Será uma forma de comemorar os 150 anos da teoria da seleção natural das espécies, elaborada pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace, no século XIX. A abertura oficial será na próxima segunda-feira, dia 20, às 9h30, com a inauguração da exposição Evolução e Diversidade, no Largo da Carioca, no Centro do Rio.

No local, um grande estande abrigará exposições e palestras. Os paleontólogos Ismar de Souza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maria Antonieta Conceição Rodrigues, coordenadora do Instituto Virtual de Paleontologia (IVP) apresentarão fósseis do acervo de suas instituições e divulgarão os resultados de suas pesquisas. "Será um modo de mostrar parte da história geológica e paleobiológica da Terra, sensibilizando o público para a compreensão dos eventos geológicos, sua magnitude e suas implicações para as atividades humanas", diz Ismar de Souza. Ali, o Museu Nacional, da UFRJ, montará uma exposição de paleontologia, em que exibirá algumas peças de sua coleção. Uma delas é a reconstrução do Rytiodus, grande peixe boi marinho que foi extinto na Amazônia há cerca de 10 mil anos. Haverá ainda esqueletos de alguns animais, como o elefante africano, girafas e gorila.

No Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no campo de São Cristóvão, Zona Norte da cidade, estandes de várias instituições ligadas ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), como a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Observatório Nacional (OB) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), promoverão experimentos interativos com o público. Aproveitando a ocasião, o CBPF fará o lançamento de Biodiversidade, livro e DVD, de Henrique Lins de Barros, produzido em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) especialmente para distribuição na Semana Nacional de C&T 2008. O material propõe um olhar sobre a biodiversidade microscópica presente numa gota dágua, destacando a importância da ciência na vida cotidiana.

Outras instituições de pesquisa também estarão abrindo as portas para participar do evento. A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea) programou uma feira de ciências, que tem como objetivo desenvolver atividades de complementação ao ensino formal da astronomia e de ciências afins.

Além da capital do Rio, outras 28 cidades participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Niterói, as atividades serão antecipadas para os dias 18 e 19 de outubro (sábado e domingo), com a instalação da Tenda da Ciência na Praia de Icaraí. No local, o público poderá conferir, de 9h às 13h, exposições sobre temas como "Terra, nave mãe, recriando a vida" e jogos como "DNA – O Jogo da Vida". A programação prossegue entre os dias 20 e 26, com expedições científicas, além de exposições, palestras e oficinas. Para as crianças, entre as várias oficinas, haverá uma de máscaras e de brinquedos de garrafa pet.

Na Baixada Fluminense, os municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi e São João de Meriti estarão organizando uma série de atividades. Entre as quais, estão programados espetáculos teatrais, como "Diálogos sobre a evolução: Darwin x Lamark"; exposições sobre a diversidade botânica e de insetos; e palestras sobre a origem e a evolução da vida. A programação estende-se ainda aos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Carmo, Conceição de Macabu, Itaocara, Mangaratiba, Petrópolis, Piraí, Rio Bonito, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Seropédica, Teresópolis e Vassouras.

Confira aqui a programação da Semana Nacional de C&T na cidade 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes