O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 9 a 15 de outubro de 2008
Publicado em: 09/10/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 9 a 15 de outubro de 2008

Últimos dias para inscrições no JCNE E CNE
A diretoria da FAPERJ alertou nesta quinta-feira, dia 9 de outubro, que o baixo número de solicitações on-line feitas até o momento pode provocar congestionamento do sistema inFAPERJ durante os últimos dias de prazo para inscrição nos tradicionais programas de bolsas de bancada Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) e Cientista do Nosso Estado (CNE). A gerente de Tecnologia da Informação do órgão, Christine Batelier alerta para que "os interessados não deixem para fazer a inscrição no último momento, pois o aumento de fluxo na rede pode dificultar o envio de propostas". Uma das dúvidas mais recorrentes enviadas pelos endereços de correio eletrônico de ambos os editais tem sido em relação apresentação do orçamento do projeto. A coordenação do JCE e CNE esclarece que esse orçamento deve ter caráter propositivo subsidiando a avaliação das propostas, não determinando ou direcionando os gastos dos pesquisadores contemplados, que terão liberdade para realizar as despesas de sua pesquisa de acordo com as necessidades de seu projeto científico e das normas previstas no Manual de Bolsas e Auxílios da FAPERJ.Ambos os editais foram lançados no dia 7 de agosto, JCNE tem prazo limite para submissão eletrônica de propostas encerrando em 14/10 e CNE em 24/10. Os pesquisadores que são, na atualidade, Cientistas do Nosso Estado, deverão anexar, além dos itens previstos para o projeto, relatório detalhado de suas atividades durante o último período de bolsa concedida (Modelo de formulário).

Lei de inovação tecnológica será tema de debate dia 14
No próximo dia 14, às 10h, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), será realizada audiência pública sobre o anteprojeto da Lei de Inovação Tecnológica (IT). Elaborado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o anteprojeto foi enviado à Alerj para discussão. Segundo o titular da secretaria, o deputado Alexandre Cardoso, os principais pontos da lei são estímulo de ambientes especializados e cooperativos, apoio ao processo de inovação das empresas e à inventores independentes nas universidades. Mais informações:
www.alerj.rj.gov.br

L’ Oreal faz entrega de prêmio no Copacabana Palace

A entrega do Prêmio LOreal/Unesco para Mulheres na Ciência, na noite desta quarta-feira, 8 de outubro, movimentou o Golden Room do Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade. Entre os presentes ao evento, o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães; e o presidente da FAPERJ, Ruy Marques. Das vencedoras da atual edição do prêmio – Daniela Dornelles Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Janine Inez Rossato, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS); Lucielli Savegnago, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Adriana Fontes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Luciana Gonzaga de Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, duas são do estado do Rio de Janeiro: Maria Augusta Arruda, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Carolina Bhering de Araújo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Segundo os membros da comissão julgadora, chamou atenção a qualidade dos trabalhos inscritos, o que mostra o potencial das jovens cientistas brasileiras e confirma o nível da pesquisa científica no país.  

Faperj concede bolsas a projetos de Institutos Superiores de Tecnologia
Recentemente a FAPERJ contemplou por meio do edital Apoio à Entidade Estadual de Ciência e Tecnologia quatro projetos apresentados por Institutos Superiores de Tecnologia (ISTs), unidades de ensino superior tecnológico da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica). O IST-Rio, localizado no bairro de Quintino, Zona Norte do Rio, receberá apoio na implantação do curso de pós-graduação em gestão de tecnologia da informação e uma pós-graduação gratuita em gestão de educação. Já os ISTs das cidades de Petrópolis, Paracambi e Campos desenvolverão projetos relacionados respectivamente aos seguintes temas: rede de transmissão de dados, infra-estrutura e gestão da tecnologia da informação, e utilização de resíduos agroindustriais no desenvolvimento de mudas para reflorestamento da região. Mais informações:
www.faetec.rj.gov.br

Designer do projeto Rio de Janeiro em Mapas expõe obras em São Gonçalo
O artista plástico Alexandre Valentim, responsável pela concepção visual e projeto gráfico da primeira edição do Projeto Rio de Janeiro em Mapas – antigo programa desenvolvido com apoio da FAPERJ que retratou em mapa e catálogo, em cinco edições diferentes, locais do Estado do Rio de Janeiro como o Centro da cidade (primeira edição), os bairros de São Cristovão e Mangueira, Santa Teresa, a cidade de Campos dos Goytacazes e as Ilhas da Baía de Guanabara – está com seu trabalho exposto até o dia 1 de novembro na exposição De portas abertas, na cidade de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Além de Alexandre Valentim, legítimo cidadão gonçalense, outros quadros e fotografias de 20 expositores nascidos na cidade ou que tiveram alguma passagem marcante no município estão expostas na Casa de Artes Villa Real (Rua Coronel Moreira César, s/n, bairro Zé Garoto, São Gonçalo, Rio de Janeiro) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h, com entrada franca. A peça escolhida pelo artista plástico Alexandre Valentim apresenta traços coloridos e um grafismo moderno como forma de retratar a tradicional Fazenda Colubandê, e é uma homenagem aos 118 anos da cidade de São Gonçalo, comemorados em outubro. Mais informações: (21)3262-3623

3 Prêmio Brasil Meio Ambiente recebe inscrições até 31 de outubro
Com o objetivo de divulgar iniciativas que conciliem produtividade e desenvolvimento sustentável, além de estimular a conscientização ambiental em todo o país, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Petrobras e a Coca-Cola estão realizando o 3 Prêmio Brasil Meio Ambiente. As inscrições já estão abertas e vão até o próximo dia 31 de outubro. Empresas, instituições, órgãos públicos, ONGs e agências de publicidade de todo o Brasil ainda podem se inscrever. Cada instituição pode participar em até duas das seguintes categorias: Ar, Água, Fauna e Flora, Educação Ambiental, Resíduos, Eficiência Energética, Ecoturismo, Meio Ambiente – Âmbito Municipal, Meio Ambiente – Âmbito Estadual, Meio Ambiente – Âmbito Federal, Ação de Comunicação Social em Meio Ambiente, Campanha Publicitária sobre Meio Ambiente. Mais informações:
http://www.firjan.org.br

Redes de pesquisas em malária terão participação da FAPERJ
A FAPERJ vai participar de uma rede nacional de pesquisas em malária. A proposta de cooperação técnica entre Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), que fortalece a parceria entre as instituições estaduais, surgiu durante a reunião técnica do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), realizada em Belo Horizonte, nos dias 2 e 3 de outubro. Na ocasião, representantes de 20 FAPs do país discutiram a criação de um termo de cooperação interestadual para estudos sobre a doença. Apenas para as pesquisas previstas no primeiro edital, a Rede de Malária deve contar com um orçamento de R$ 15 milhões.

UFRJ recebe dupla homenagem da Academia Nacional de Medicina
Na noite desta quinta-feira, 9 de outubro, a Academia Nacional de Medicina  (ANM) concedeu dupla homenagem à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): uma pelos 200 anos de sua Faculdade de Medicina e outra pelos 70 anos do pesquisador e professor emérito da universidade Leopoldo de Meis. Além de comemorar o bicentenário da Faculdade de Medicina – criada em 5 de novembro de 2008 pelo então príncipe regente Dom João, por meio de Carta Régia – a ANM ainda empossará Leopoldo de Meis como membro honorário da ANM. Mais informações: www.anm.org.br

Medicina na época do Império será tema de palestra no Jardim Botânico
No próximo dia 14 de outubro, às 10h, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rua Jardim Botânico, n 1008), o pesquisador Flávio Edler, da Casa de Oswaldo Cruz, fará uma palestra gratuita sobre a medicina no período imperial brasileiro. Segundo o pesquisador, ao longo do império foi consolidada e regulamentada a profissão de farmacêutico e criados os cursos de Farmácia. Para assistir a palestra é necessário agendamento pelo telefone (21)  3874-1808 (Centro de Visitantes do Jardim Botânico). Mais informações:
www.jbrj.gov.br


Fundação anuncia resultado de edital para contratação temporária 
Após avaliar os currículos apresentados, a Fundação divulgou, nesta quinta-feira, 9 de outubro, a lista dos classificados, por número de inscrição, no processo de contratação para postos de trabalho temporários na FAPERJ, de acordo com o Decreto n 41.460/2008. Os candidatos selecionados para a segunda fase de seleção deverão aguardar correspondência da FAPERJ, com data, hora e lugar para a realização da entrevista. O resultado também está disponível no site (www.faperj.br).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes