O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Jornada Fluminense de Botânica é destaque entre os eventos de outubro
Publicado em: 02/10/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Jornada Fluminense de Botânica é destaque entre os eventos de outubro


Débora Motta

                                        Otavio Sant'Anna
     
    Jornada é oportunidade para estudar as
   espécies da flora ameaçadas de extinção  

Com o tema "Jardim Botânico do Rio de Janeiro: 200 anos de contribuição para a ciência nacional", a 27 Jornada Fluminense de Botânica é destaque entre os eventos apoiados pela FAPERJ no mês de outubro. A jornada, que será realizada de 29 de outubro a 1 de novembro, vai reunir no espaço do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores interessados na conservação dos recursos naturais, especialmente nos exemplares da flora. "O objetivo desse encontro anual dos botânicos do estado do Rio de Janeiro é discutir os rumos dessa ciência neste início de século XXI. As atividades vão integrar alunos de graduação e de pós-graduação", explica a pesquisadora do JBRJ, Claudia Franca Barros.

A programação da jornada reúne diversas mesas-redondas, cinco minicursos e a apresentação de pelo menos 200 trabalhos de pesquisadores e alunos. "Convidamos pesquisadores de ponta do Brasil inteiro, que vão discutir questões como a mudança climática, a distribuição de espécies e a dendrocronologia, que é o estudo que possibilita conhecer o tempo de vida das árvores e arbustos a partir da contagem das camadas do tronco das espécies, além de ajudar na análise do replantio e da quantidade de CO2 acumulada na madeira", diz Claudia Barros, que espera a participação de cerca de 300 pessoas no evento.

Para a pesquisadora, a jornada contribui para atender os desafios propostos na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), desdobramento da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), da qual o Brasil participou junto com outros países, em 1992. "Essa iniciativa abre uma porta para conhecermos melhor a biodiversidade. De acordo com a convenção, até 2010 temos que dar uma resposta às propostas internacionais estabelecidas para a preservação do meio ambiente, entre elas a elaboração de uma lista das espécies ameaçadas no país e a necessidade de estudarmos de forma mais elaborada as mudanças climáticas. Trabalhamos para cumprir essas metas", ressalta a professora, acrescentando que a FAPERJ tem apoiado bastante as pesquisas individuais e as reuniões de pesquisadores da botânica.

As inscrições para a 27 Jornada Fluminense de Botânica podem ser feitas pela internet até o dia 28 de outubro. Depois dessa data, as inscrições só serão aceitas na secretaria do evento, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no dia 29 de outubro. A programação completa e outras informações podem ser obtidas
por meio do telefone (21) 3204-2070 e no site do evento. 

Búzios recebe congresso sobre transplante de fígado, pâncreas e intestino


O mês de outubro terá diversos outros eventos apoiados pela Fundação, organizados por universidades, associações e instituições de pesquisa sediadas no estado. Entre os dias 20 e 26 de outubro, a capital vai receber a já tradicional Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008, que terá nesta edição o tema Evolução e Diversidade. Com 43 instituições participantes no estado, a semana tem como meta tornar a produção científica mais acessível à população.

A FAPERJ estará presente em dois pontos da cidade. No largo da Carioca, participa da apresentação dos resultados das pesquisas dos paleontólogos Ismar de Souza Carvalho e Alexander Kellner, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e de Maria Antonieta Conceição Rodrigues, coordenadora do Instituto Virtual de Paleontologia (IVP), que permanecerão no local de 20 a 24 de outubro, de 8h às 18h. De 23 a 26 de outubro, no Campo de São Cristóvão, onde estarão as instituições de pesquisa do estado, a Fundação também estará presente com seu estande. De 9h às 18h (quinta e sexta) e de 12h às 20h (sábado), funcionários da Fundação divulgarão aos visitantes o papel de uma agência de fomento à pesquisa.

Outra opção na cidade é o III Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica-Neonatal e Emergência da SOTIERJ / SEPSE 2008 – II Workshop Internacional em Segurança do Paciente
, que será realizado no período de 16 a 18 de outubro, no Hotel Intercontinental. O evento terá diversas atividades paralelas. Uma sala estará disponível exclusivamente para o programa do Sepse 2008, com um dia dedicado à terapia intensiva de adultos e outro dia à terapia intensiva pediátrica.

Na Região dos Lagos, Búzios será sede do 5 Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino, que acontece de 9 a 11 de outubro. Para apoiar iniciativas nessa linha de pesquisa, a FAPERJ, além de apoiar este congresso, lançou em 2007 o edital Apoio à Pesquisa em Transplantes de “rgãos e Tecidos no Estado do Rio de Janeiro. Compartilhando a sua experiência como cirurgião geral, com pós-doutorado na área de transplante de pâncreas e ilhotas pancreáticas, o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, vai participar de uma sessão sobre transplante de pâncreas no sábado, 11 de outubro, além de participar da abertura do encontro na noite do dia 9, quinta-feira.

O congresso também terá a participação de palestrantes nacionais e estrangeiros, como Jorge Reyes, da Universidade de Washington (Estados Unidos), Claus Niemann, da Universidade de São Francisco (Estados Unidos), John O’Grady, do Hospital King's College (Inglaterra) e Ugo Boggi, da Universidade de Pisa (Itália). Entre os principais tópicos a serem discutidos no encontro estão "hepatite fulminante", "aspectos técnicos do transplante intervivo", "transplante de pâncreas", "transplante de intestino", "novas propostas em imunossupressão" e "recidiva da doença de base".

A cidade litorânea também vai acolher o 21 Congresso Mundial de Biocerâmicas – Bioceramics 21. O encontro, que será realizado de 21 a 24 de outubro, discutirá questões relativas ao avanço no país da área de biocerâmicas, materiais utilizados em próteses de articulação de fêmur, pélvis do quadril, pernas, implantes odontológicos e enxertos ósseos em humanos. Já em Cabo Frio, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) oferece o V Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro, que vai debater a gestão da água recolhida no mar e armazenada em tanques nos porões dos navios, com o objetivo de dar estabilidade às embarcações quando elas navegam sem cargas.

Para quem pode viajar para fora do estado do Rio de Janeiro, o município paulista Águas de Lindóia, conhecido por ser a capital termal do país, receberá, de 15 a 19 de outubro, o 40 Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes