O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Cabral aposta na expansão de recursos para a ciência fluminense
Publicado em: 22/08/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Cabral aposta na expansão de recursos para a ciência fluminense

Vinicius Zepeda 

        
       Em seu discurso, o governador Sérgio Cabral destacou
     o crescimento dos investimentos em C&T no estado do RJ


A expansão dos recursos para o setor de ciência e tecnologia (C&T) fluminense foi a tônica da cerimônia de entrega, nesta quarta-feira, 20 de agosto, no Palácio Guanabara, dos termos de outorga aos pesquisadores contemplados em quatro dos 29 editais lançados em 2008 pela FAPERJ. Os quatro programas, que beneficiam 205 grupos de pesquisadores, representam um investimento de R$ 34 milhões na C&T no Estado do Rio de Janeiro. “Tenho certeza que esses recursos vão ser muito bem empregados e que o orçamento da FAPERJ vai continuar aumentando significativamente ao longo dos próximos anos”, disse o governador Sérgio Cabral.

 

Cabral aproveitou a ocasião para manifestar seu apoio ao projeto de lei estadual de inovação, que será apresentado à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com o objetivo de integrar a produção acadêmica do setor científico-tecnológico com a iniciativa privada. “No mundo inteiro, a academia se associa ao setor produtivo. Isso faz parte das boas leis de mercado. Que o setor público e o setor produtivo possam construir pesquisa e conhecimento juntos, com sinergia”.

 

O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, também se entusiasmou com a proposta: “Convido a todos para a primeira audiência pública, no dia 28 de agosto, visando à aprovação, até novembro, da Lei de Inovação Tecnológica do Estado do Rio, que vai permitir a ampliação dos recursos em C&T, com a participação da iniciativa privada”.

 

Os quatro editais celebrados na entrega dos termos de outorga são: Apoio ao Estudo de Doenças Negligenciadas e Reemergentes (56 grupos de pesquisadores contemplados); Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (101); Apoio à Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência (21); e Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro (27). Só para as doenças reemergentes e negligenciadas, que incluem a dengue, tuberculose, leishmaniose e leptospirose, entre outras, foram destinados R$ 10 milhões – o maior volume de recursos que uma fundação de amparo à pesquisa no país já reservou a esse grupo de doenças. “Desse montante destinado às doenças reemergentes e negligenciadas, 30% foram reservados exclusivamente para o estudo da dengue”, disse o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques.

 

Vinicius Zepeda 
       
Ruy Marques: "Expansão do número de bolsas da Fundação em
2008 se tornou possível graças ao apoio do governo do estado"
  
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Medronho, um dos selecionados no edital por sua pesquisa sobre a dengue, discursou em nome dos pesquisadores contemplados. Medronho ressaltou a importância da iniciativa: “As doenças reemergentes e negligenciadas não são um problema para os países centrais. Se nós, dos países em desenvolvimento, não desenvolvermos alternativas próprias com a nossa expertise, poderemos perder a batalha para essas doenças, como a tuberculose, que hoje, em termos quantitativos, mata mais do que no início do século, ou como a dengue, que reemerge e assola a nossa população”.

 

Em seu discurso, Ruy Marques destacou a expansão do apoio concedido pela Fundação a partir do início do ano passado. “Em 2007, a FAPERJ concedeu aproximadamente seis mil bolsas de estudo e 2.200 auxílios. Nesses primeiros sete meses de 2008, foram 5.400 bolsas e 1.800 auxílios, gerando uma previsão de um importante aumento até o fim deste ano. Tudo isso foi possível graças ao apoio do governo do estado e da comunidade científica e tecnológica fluminense”, disse Marques, acrescentando que a escolha dos contemplados é pautada pela transparência. “Todos os editais foram ou serão julgados por pesquisadores externos, oriundos de diversos estados brasileiros, garantindo seriedade e transparência aos resultados que apresentamos”.

 

Um vídeo institucional da FAPERJ foi apresentado ao público presente ao evento, mostrando as principais linhas de fomento e iniciativas da Fundação. “A idéia deste vídeo surgiu a partir da necessidade de difundir as diversas linhas de atuação da FAPERJ, preocupada não somente com o fomento à C&T fluminense, mas também com a formação de recursos humanos para a pesquisa”, disse Marques. Em seguida, acrescentou: “Quero agradecer ao cineasta Chris Rodrigues e à sua competente equipe, que, com este vídeo, conseguiram retratar uma visão real e progressista da nossa Fundação, em muitos de seus ramos de atuação”.

 

Participaram da mesa principal, além do governador Sérgio Cabral, do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e do presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e a presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Albanita Viana. Cerca de 300 integrantes da comunidade científica prestigiaram a cerimônia, além de autoridades representando diversas instituições de ensino e pesquisa do estado.

 

Confira, na íntegra, o discurso proferido pelo diretor-presidente da FAPERJ na solenidade.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes