O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ recebe ex-presidentes para inauguração de galeria de retratos
Publicado em: 14/08/2008 | Atualizado em: 03/02/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ recebe ex-presidentes para inauguração de galeria de retratos

Débora Motta

 Vinicius Zepeda

      

    A partir da esquerda: Marques, Cardoso e
    Macedo, o primeiro presidente da FAPERJ

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 12 de agosto, o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, recebeu os ex-titulares da Fundação para a inauguração de uma galeria de retratos em homenagem aos dirigentes que ocuparam o posto máximo da instituição. O evento, realizado na sala de reuniões, contou com a presença de autoridades, como o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis; e a presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Masako Oya Masuda, acompanhada pela vice-presidente científica, Mônica Dahmouche. Compareceram ainda o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Almy Junior; a sub-reitora de pós-graduação e pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Mônica Heilbron; o vice-reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Luis Pedro San Gil Jutuca; e o diretor de pesquisa da mesma universidade, Ricardo Silva Cardoso; além de membros do Conselho Superior da FAPERJ, como a presidente Albanita Viana de Oliveira e as professoras Alzira Alves de Abreu e Eliete Bouskela. A filha de Carlos Chagas Filho, Cristina Isabel Chagas Gouvêa Vieira, e a neta, Maria da Glória Gouvêa Vieira, representaram o patrono da casa.

O espaço, que passa a abrigar uma exposição permanente com os retratos dos 13 ex-presidentes da Fundação, é uma oportunidade para prestigiar a memória da FAPERJ. "Cada retrato na parede é uma parte da história do Rio de Janeiro", disse o secretário Alexandre Cardoso, destacando a importância de Darcy Ribeiro (presidente da FAPERJ de 1983 a 1986, representado na cerimônia por seu sobrinho, Paulo Ribeiro) para o desenvolvimento da educação e da ciência no estado.

O presidente Ruy Garcia Marques fez um balanço da trajetória da FAPERJ desde a sua criação, em 1980. "A FAPERJ foi criada a partir da fusão da Fundação Centro de Recursos Humanos da Educação e Cultura (CDRH) e da Fundação Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro (Fiderj)".  Referiu-se ao  Professor Doutor Carlos Chagas Filho, que desde 2000, ano de sua morte, tornou-se o Patrono da FAPERJ, "por ter dedicado a sua vida ao desenvolvimento da pesquisa científica a ao aprimoramento das instituições acadêmicas, havendo-se notabilizado mundialmente por seu trabalho em prol do avanço da Ciência a serviço da Humanidade", ressaltou. Em seguida, agradeceu  a dedicação de muitos dos funcionários que estão na casa desde a sua criação e destacou o empenho das gestões anteriores da Fundação: "Nestes seus 28 anos de existência, a FAPERJ cresceu muito, graças ao trabalho que os senhores realizaram e que queremos agradecer. Cresceu em volume de recursos financeiros, em número de fomentos, cresceu em credibilidade. Hoje, a nossa FAPERJ exerce uma função imprescindível no fomento à Ciência e Tecnologia em nosso Estado e, mais uma vez, graças à gestão dos senhores".

   Vinicius Zepeda
      
  Ruy Garcia Marques (à esq.), Cristina Isabel Chagas
  Gouvêa Vieira e Maria da Glória Gouvêa Vieira

Para o secretário, o momento político é propício para os investimentos em ciência e tecnologia no estado do Rio de Janeiro. "No ano passado, conseguimos 2% da receita para a ciência. Isso permitiu que, em 2007, a FAPERJ disponibilizasse R$ 200 milhões para a pesquisa. Esse ano, o orçamento da Fundação deve crescer para R$ 220 milhões", comemorou Cardoso. E prosseguiu: "O desafio agora é aumentar a sede da FAPERJ para que ela receba ações mais amplas, como seminários, e que seja um centro de referência da grande política".

Também estiveram presentes ao evento o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Barbosa Costa Leite; e o chefe de gabinete do secretário de C&T e reitor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Roberto Guimarães Boclin. Após a homenagem aos ex-presidentes, um coquetel foi servido na sala de reuniões.

Confira a lista dos ex-presidentes da FAPERJ:

1- Walmírio Eronides de Macedo (1980-1983)

2- Darcy Ribeiro (1983-1986)

3- Edmundo Ferrão Moniz de Aragão (1986-1987)

4- Luiz Fernando Salgado Candiota (1987-1991)

5- Fernando Otávio de Freitas Peregrino (1991-1994; 1999; 2001-2002)

6- Carlos Valois Maciel Braga (1995-1998)

7- Peter Rudolf Seidl (1998)

8– Roberto Acízelo Quelha de Souza (1998)

9- Antônio Celso Alves Pereira (2000-2001)

10- Renato de Andrade Lessa (2002)

11- Epitácio José Brunet Paes (2003)

12- Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti (2003)

13- Pedricto Rocha Filho (2004-2006)

 

Veja também a reportagem publicada na revista Rio Pesquisa

FAPERJ presta homenagem a ex-presidentes com galeria de retratos  (PDF)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes