O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Calendário para as solicitações no sistema de fluxo contínuo (balcão)
Publicado em: 24/07/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Calendário para as solicitações no sistema de fluxo contínuo (balcão)

A FAPERJ divulgou no dia 3 de março, o novo calendário (2008) para as solicitações de apoio no sistema de fluxo contínuo (balcão). A principal modificação diz respeito ao fato de que o programa de Auxílio à Editoração (APQ 3) não será mais oferecido por meio de edital, mas apenas pelo sistema de “balcão” (leia mais abaixo). O novo cronograma geral trouxe poucas modificações com relação aos prazos de inscrições nas diferentes modalidades de bolsas e auxílios, como no caso das modalidades APQ 2 (Organização de Eventos) e APQ 5 (Participação em Reunião Científica), que sofreram ligeira alteração no terceiro e último prazo válido para as inscrições (1/9 a 30/11). Já as bolsas de Inovação Tecnológica (INT) tiveram redução de três janelas de inscrições para duas. O mesmo ocorreu com relação às bolsas de Pós-doutorado (PD-R e PD-S) e Pesquisador Visitante (PV).

No caso do APQ 3 (Auxílio à Editoração), a primeira janela para submissão de propostas foi aberta no dia 1 de março e vai até o dia 31 de maio; a segunda irá de 1 de julho a 30 de setembro. O programa é destinado a apoiar a edição de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas em qualquer tipo de suporte (papel, eletrônicos etc.). O programa também leva em conta as solicitações de apoio para vídeos, CDs e DVDs.

De acordo com o texto do edital, são elegíveis os pesquisadores que tenham grau de doutor ou equivalente e produção científica qualificada, especialmente nos últimos cinco anos, e que tenham vinculação empregatícia em instituições de ensino e pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro.
 

Também são elegíveis pesquisadores aposentados residentes no Estado do Rio de Janeiro, com grau de doutor ou equivalente, em regime de aposentadoria compulsória ou aposentados em outro regime de trabalho, com idade superior a 70 (setenta) anos e que tenham tido vínculo empregatício em instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado do Rio de Janeiro.

O edital faz a ressalva de que somente será permitida uma concessão desta modalidade de auxílio a cada dois anos, por pesquisador, e que os pesquisadores com pendências (inadimplentes) junto a FAPERJ não poderão concorrer. Os proponentes com projetos contemplados deverão se comprometer a prestar assessoria ad hoc para a FAPERJ.


No final de 2007, a FAPERJ estabeleceu uma nova marca histórica na área de editoração, com 103 obras que receberam apoio da Fundação. Desse total, 65 foram selecionadas pelo edital, enquanto 38 obtiveram o apoio através do sistema de balcão (APQ3). Até então, 2002 havia sido o ano com o maior número de projetos aprovados (82) na área.

Clique aqui e confira o novo calendário de Bolsas e Auxílios
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes