O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Congresso internacional debate saúde, segurança e meio ambiente
Publicado em: 17/07/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Congresso internacional debate saúde, segurança e meio ambiente

Rosilene Ricardo

Em Portugal, há poucos centros privados de saúde. Em compensação, a rede pública é ampla. Turistas e cidadãos estrangeiros que se acidentarem, no entanto, não poderão ser atendidos, a menos que tenham feito, antes de viajar, seguro de saúde de, no mínimo, 300 euros. O mesmo vale para os demais países da União Européia. No Brasil, a rede pública atende a todos os que precisarem de cuidados médicos, incluindo-se estrangeiros, com ou sem seguro saúde. Essas diferenças entre os diferentes países é uma das questões abordadas no SHEWC’2008 – Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança, que na edição deste ano terá lugar no campus do bairro Lapa da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), entre os dias 20 e 23 de julho. O congresso é um dos vários eventos científicos programados para o mês de julho que contam com o apoio da FAPERJ.

Realizado desde 2001, o SHEWC (das iniciais, em inglês, Safety, Health, and Environmental World Congress), que inicialmente se limitava às questões ambientais, no decorrer desses sete anos expandiu-se e passou a englobar temas de saúde e segurança. Segundo o presidente do comitê técnico, o engenheiro civil Protasio Ferreira e Castro, esses assuntos caminham juntos. Ele explica: "Além das várias consequências ambientais, o aquecimento global também gera problemas na saúde e compromete a segurança alimentar. Afinal, quando falamos em segurança não nos referimos somente à policial, mas também à social", diz.

Entre os assuntos que serão discutidos estão o aquecimento global, o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Serão apresentados cerca de 150 trabalhos de várias universidades, de países como Rússia, Estados Unidos, Espanha e de Portugal. Este ano, o congresso trará palestrantes, como James Wolfer, da Indiana University South Bend, nos Estados Unidos, que participará da seção plenária, debatendo o tema  "Exploring An Intersecting Cortical Model For Accelerating The Visualization Of Left-Ventricular Short-Axis Echocardiographic Cineloops". O professor Peter Anzenberger, da University for Health & Life Sciences and Medical Information Sciences, na Áustria, participará de outra seção, sob o tema "How To Motivate Students To Start Pharmaceutical Health Care Business In Rural Areas In Ukraine".Rotimi Adagunodo, da Obafemi Awolowo University, da Nigéria, também fará parte da seção plenária, apresentando "Geospatial Prediction Model for Malaria in Nigeria". Alireza Shabani, da University of Southern California, debaterá sob o tema "Landfill Settlement Prediction: An Empirical Model Based on Artificial Neural Networks".

Antes da abertura, marcada para segunda-feira (21/7), haverá três workshops no domingo (20/7), abordando temas como estética dental e saúde do coração. O congresso também contará com a participação do Dom Mauro Morelli, que fará palestra sobre segurança alimentar e meio ambiente. O bispo se tornou conhecido por integrar, junto ao Herbert de Souza, o Betinho, a Campanha da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. "O SHEWC’2008 será um grande palco de inovações nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente, e uma oportunidade para se discutir as pesquisas e os mais recentes desenvolvimentos nesses temas, no Brasil e no mundo", define o presidente do comitê organizador, professor Cláudio da Rocha Brito. O congresso acontecerá no Campus II da Unigranrio, localizado na Rua da Lapa, 86, no Centro.

Mais informações: http://www.copec.org.br/shewc2008/port/index.asp?id=6 e www.unigranrio.br, pelo e-mail shew2008@copec.org.br e pelo tel.: (21) 2531-8688.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes