O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Purificação de substâncias é tema de conferência no mês de julho
Publicado em: 26/06/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Purificação de substâncias é tema de conferência no mês de julho

Divulgação

   
 Cartaz do encontro sobre cromatografia

Cromatografia contra-corrente é a técnica de separação de substâncias orgânicas baseada nos seus coeficientes de partição entre dois líquidos imiscíveis, ou seja, que não se misturam. Neste procedimento, um dos líquidos fica parado e o outro segue movendo-se. Este processo é amplamente utilizado na separação de produtos naturais e apresenta uma série de vantagens em relação à cromatografia tradicional, que utiliza suportes sólidos. A cromatografia contra-corrente é uma técnica preparativa, possibilitando a utilização de grande quantidade de amostra (na escala de miligramas a gramas de material e mais modernamente, na escala de kilogramas) sem a necessidade de pré-purificações. É uma técnica econômica, pois o consumo de solventes orgânicos – tóxicos para quem os manipula – é baixo.

Em busca de uma maior divulgação deste processo, pesquisadores de várias partes do mundo se reunirão, entre os dias 24 e 29 de julho, no Hotel Pestana Rio Atlântica (Avenida Atlântica 2964, Copacabana, Rio de Janeiro). Na ocasião, será realizado, com apoio da FAPERJ, o 5th Internacional Conference on Coutercurrent Chromatography. “Durante o evento, pesquisadores do laboratório farmacêutico ABBOTT dos Estados Unidos, farão uma palestra na qual mostrarão a utilização da cromatografia contracorrente na química medicinal”, destaca a mestra e doutora em química de produtos naturais Gilda Guimarães Leitão, organizadora do evento. Ela chama a atenção ainda para as apresentações que serão realizadas pelos alunos do Núcleo de Pesquisas de Produtos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde trabalha como pesquisadora e diretora. “Nosso grupo, juntamente com alunos do professor Antonio Ventura Pinto, da UFRJ, apresentarão trabalhos sobre isolamento de produtos naturais e purificação de reações químicas utilizando a técnica”, acrescenta.

Outros cinco eventos em diversas áreas do conhecimento contarão com o apoio da Fundação durante o mês de julho. Um deles é a já tradicional Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).  Realizado a cada dois anos, o evento, que terá sua sétima edição entre 14 e 25 de julho, tem como objetivo principal promover a difusão do conhecimento científico e o aperfeiçoamento dos estudantes de graduação e pós-graduação em Física, Astronomia, Engenharia, Química, Matemática e áreas correlatas, bem como a formação de professores nessas áreas. São esperados, entre alunos de graduação e pós-graduação, cerca de 350 estudantes de todo o país, para os 26 cursos programados.

A Escola vai oferecer, ainda, palestras e atividades que despertem o interesse do público para a ciência. O programa do evento dá destaque à interdisciplinaridade e prevê cursos ministrados não apenas pelos físicos do CBPF, mas também por especialistas de outras disciplinas e de instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras, todos com expressiva atuação nas suas áreas. Os cursos de graduação, com carga horária de dez horas distribuídas na primeira semana da Escola, cobrem áreas usualmente não contempladas nas grades curriculares das universidades. Já os de pós-graduação, programados para dezesseis horas, se propõem a explorar áreas de investigação de intensa atividade ou de fronteira com outras especialidades. As inscrições terminam nesta segunda-feira, dia 30 de junho.

  Divulgação/COB 
          
  As olimpíadas serão tema de debate

O Núcleo de Estudos sobre Esporte e Sociedade e o programa de Pós-Graduação em Antropologia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizam, entre os dias 1 e 3 de julho, o seminário "O Brasil nos Jogos Olímpicos: Olhares sobre a Relação entre o Esporte e a Sociedade". Entre os temas que serão debatidos estão "Como estudar esportes olímpicos no ‘país do futebol’", "Países do futebol no cenário olímpico: Argentina e Brasil" e "Esportes olímpicos e as relações de gênero". O evento acontecerá do campus do Gragoatá , (bloco O, salas 510 e 516) da universidade, na cidade de Niterói. Ainda na UFF será realizado, entre os dias 15 e 18, o II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed). O evento é voltado para estudiosos das áreas de defesa, segurança internacional e temas afins.

Já o campus II da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), na Rua da Lapa, 86, no Centro, reunirá especialistas nacionais e internacionais em meio ambiente, saúde, segurança e áreas afins no Congresso Mundial de Pesquisas Ambientais, Saúde e Segurança – Shewc'2008. Entre os dias 20 e 23 de julho, serão realizadas uma série de palestras, sessões plenárias, apresentações de trabalhos e workshops.

Estudantes e pesquisadores de diferentes países, além de cientistas renomados nas áreas de Cosmologia, Gravitação e Astrofísica dos grandes centros de pesquisa do mundo, comemoraram, no dia 9 de julho, os 30 anos de existência da Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação (EBCG). O encontro acontece no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros (Rua Lauro Müller, 455, Urca).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes