O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ensino de matemática e ciências: 47 projetos aprovados
Publicado em: 26/06/2008

Ensino de matemática e ciências: 47 projetos aprovados

A diretoria da FAPERJ liberou nesta quinta-feira, 26 de junho, a listagem dos contemplados no edital de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e de Matemática em Escolas Públicas Sediadas no Estado. Foram beneficiadas 47 propostas. A instituição que teve maior número de projetos submetidos (11) e aprovados (10) foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Das oito solicitações feitas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve sete aprovadas; a Universidade Federal Fluminense (UFF) teve contempladas todas as seis propostas que apresentou; enquanto a Fundação Oswaldo Cruz submeteu sete projetos, dos quais seis foram beneficiados.

Foram ainda contempladas a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ (Cecierj) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com três propostas atendidas cada; enquanto a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranrio) tiveram dois projetos beneficiados. A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, a Universidade Católica de Petrópolis e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefet de Química) aprovaram uma proposta cada.

O edital Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e de Matemática em Escolas Públicas se destina ao aprimoramento da infra-estrutura das escolas públicas, visando particularmente ao aperfeiçoamento do ensino de ciências e de matemática, por meio do estímulo a iniciativas voltadas para temas relevantes ao processo de ensino-aprendizagem. Isso pode ser feito pela capacitação e a atualização de professores dessas matérias; pela melhora da infra-estrutura necessária ao ensino de ciências e  matemática; pela promoção do intercâmbio de instituições de ensino e pesquisa com escolas públicas sediadas no estado; e pelo estabelecimento da excelência do ensino de ciências e de matemática nas escolas públicas estaduais.

O programa dispõe de R$ 2 milhões em recursos, dos quais 30% se destinam a financiar projetos em escolas públicas fora da região metropolitana do Rio de Janeiro. O valor máximo de cada proposta é de R$ 40 mil. De acordo com o edital, será possível custear material permanente e equipamentos; material de consumo; pequenas obras de infra-estrutura e instalações (até o máximo de 30% do montante solicitado); aquisição de acervo bibliográfico; produção de material didático e instrucional; serviços de terceiros (até o máximo de 20% do montante solicitado); pagamento de diárias e passagens (até o máximo de 10% do montante solicitado); e despesas acessórias de importação.

Os proponentes de projetos aprovados, independentemente do auxílio concedido, poderão ainda solicitar até duas bolsas de treinamento e capacitação técnica (TCT) para professores das escolas públicas envolvidas; até duas bolsas de iniciação científica para alunos de graduação e até quatro bolsas de pré-iniciação científica (Jovens Talentos) para alunos de ensino médio das escolas envolvidas.

Veja a lista dos contemplados: Resultado do Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e de Matemática em Escolas Públicas do Estado do RJ – 2008

Veja aqui a relação completa de editais lançados em 2008.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes