O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Estudo sobre proteínas é apresentado na Alemanha
Publicado em: 17/09/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Estudo sobre proteínas é apresentado na Alemanha

Os estudos sobre proteínas que estão sendo realizados pela Rede Proteoma do Rio de Janeiro foram apresentados para a comunidade científica na Alemanha. O professor Paulo Mascarello Bisch, coordenador geral da Rede e pesquisador do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participou do Fórum de Proteômica, realizado em Munique, entre os dias 14 e 17 de setembro. O tema vem atraindo a atenção de pesquisadores de inúmeros países, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Coréia e Dinamarca.

 

A proteômica é o estudo da estrutura e das funções das proteínas em diferentes células em condições normais ou patológicas. A Rede está se dedicando a estudar minuciosamente quatro objetos de pesquisa: toxinas animais; vibrião da cólera; o vírus da dengue; e a Gluconacetobacter diazotrophicus, que é a bactéria fixadora de nitrogênio em culturas como a da cana-de-açúcar. Com o resultado desses estudos poderão ser produzidos novos medicamentos, reagentes para diagnósticos clínicos e alimentos.

 

Primeira rede desse gênero no Brasil, a Rede Proteoma do Rio de Janeiro foi lançada pela FAPERJ no dia 12 de novembro de 2001 e reúne laboratórios de seis instituições científicas localizadas no estado: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia); e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes