O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Morro dos Macacos traz ensino de informática à FAPERJ
Publicado em: 15/09/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Morro dos Macacos traz ensino de informática à FAPERJ

Doze funcionários da Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) começaram nesta segunda-feira, 15 de setembro, as aulas de introdução à informática com instrutores da Cooperativa DinamiCoop, do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. O contrato firmado pela FAPERJ com a cooperativa é uma iniciativa pioneira na administração estadual.  “É a realização do objetivo de transformar a área de tecnologia numa área social. A finalidade do governo do estado é formar pessoas que possam gerar oportunidades para outras”, disse Fernando Peregrino, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, presente à aula inaugural, na sede da Fundação.

 

Também estavam presentes o diretor-presidente da FAPERJ, Marcos Cavalcanti, e a presidente do Proderj (Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro), Teresa Porto. Marcos Cavalcanti ressaltou o caráter simbólico desta primeira turma. “A iniciativa pioneira do estado de se colocar como cliente da cooperativa permitirá à comunidade alcançar mais projeção e visibilidade para o trabalho que desenvolve no Morro dos Macacos. É o pessoal do morro mostrando que não e só bom de samba, mas também é bom de cabeça.”

 

O secretário Fernando Peregrino acrescentou que o contrato com a cooperativa deve ser visto como uma referência importante para as futuras ações da FAPERJ, em que o poder de compra do estado favorece os que realmente necessitam. “Em vez de comprar serviços de empresas já estabelecidas e bem conhecidas do mercado, vamos passar a comprar dessa cooperativa do silício”, afirmou.

 

A DinamiCoop é formada por ex-alunos de cursos ministrados pelo Centro de Democratização da Informática (CDI) em parceria com o Centro Educacional de Ação Comunitária da Criança e do Adolescente (Ceaca) no Morro dos Macacos. A cooperativa oferece cursos de webdesign, montagem e administração de redes, montagem e manutenção de micros, design gráfico, treinamento em office e silk screen, dentro e fora da comunidade.

 

Na aula inaugural, os funcionários da FAPERJ aprenderam o que é hardware e software e tomaram conhecimento do programa geral do curso, que terá 23 aulas de duas horas cada: sistema operacional Windows, os programas Word e Excel e internet (buscas, correio eletrônico, download etc). Cada computador é usado por duas pessoas e a cada aula as duplas são trocadas.

 

Um dos funcionários, Cláudio Mendes de Moraes, que faz serviços gerais na Fundação, disse que está fazendo o curso para melhorar seu currículo. Já Rosângela Gonçalves, do setor de Protocolo, quer aprender coisas que ainda não sabe, como passar e-mails e navegar melhor na internet. “Achei ótimo”, disse.

Um “morro do Silício” na vila de Noel

O professor Leandro Farias, de 23 anos, estudante de Sociologia da Uerj, conta que começou a aprender informática aos quinze anos. Estava descendo o morro para jogar bola e ouviu no alto-falante uma convocação para a aula. Ao entrar no centro comunitário, descobriu que seu vizinho, Jorge Godêncio, hoje com 32 anos, era o professor. Jorge havia feito o 2o grau técnico em processamento de dados na Fundação Bradesco, e um dia viu na padaria um anúncio de recrutamento para professores de informática dispostos a multiplicar seu conhecimento. Os profissionais capacitados da comunidade perceberam então que poderiam se juntar e formar uma cooperativa com serviços de informática.

 

Leandro e Jorge dão aulas para grupos heterogêneos, que podem incluir tanto crianças com idade em torno de dez anos, como senhores na terceira idade. “A informática é um meio para se chegar a fins maiores”, disse Leandro.

 

Hoje, a cooperativa tem 26 pessoas. Dos 40 mil moradores do Morro dos Macacos, quatro mil – 10% da comunidade – já foram qualificados pelos cursos. Para evitar que este aprendizado caia no vazio, a cooperativa já começou a absorver muitos dos ex-alunos que, deste modo, se tornam profissionais. 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes