O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 27 de março a 2 de abril de 2008
Publicado em: 27/03/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 27 de março a 2 de abril de 2008

Fundação disponibiliza e-mails de contato para esclarecimentos relativos a editais
A direção da Fundação divulgou esta semana lista de e-mails referentes aos editais lançados até o momento pela FAPERJ. O objetivo é disponibilizar um canal de comunicação com a instituição que seja específico para cada um dos editais que serão lançados em 2008. Quaisquer dúvidas e esclarecimentos sobre cada um dos editais, bem como eventuais recursos relativos aos resultados de sua avaliação, deverão ser encaminhados única e exclusivamente por meio desses e-mails. Confira a relação: lista de e-mails.

Neurocientista Rosália Mendez-Otero faz palestra no Rio na quinta (3)
A fisiologista e neurocientista Rosália Mendez-Otero, professora do Instituto de Biofísica da UFRJ, faz, na quinta-feira, dia 3 de abril, às 17h30, no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a palestra "Células-tronco e doenças neurológicas". Nascida na Espanha, a pesquisadora iniciou sua formação científica sob a orientação de, entre outros, Leopoldo de Méis. Entre as principais linhas de pesquisa privilegiadas por Mendez-Otero estão o desenvolvimento do sistema nervoso e o estudo de terapias celulares em modelos animais de doenças neurodegenerativas. Ao longo dos anos, fez mais de uma centena de apresentações em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais. Integra várias sociedades e academias científicas como a ABC, Sociedade Brasileira de Biofísica, Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, International Neurochemistry Society e Society for Neuroscience. Completou sua formação realizando um estágio de pós-doutoramento na Yale University (EUA). No final de 2006, recebeu, da presidência da República, a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em suas pesquisas, recebeu apoio da FAPERJ por meio do programa Cientista do Nosso Estado. A realização do evento é da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea). O auditório da ABC fica na Rua Anfilófio de Carvalho 29, 3 andar. Mais informações: http://www.forum.ufrj.br/ ou pelos tels.: (21) 3907-8100 e 2295-1595, ramais 113 e 117.

Posse do diretor da Eduerj
A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Eduerj – empossou nesta terça-feira, dia 25 de março, seu novo diretor, Ítalo Moriconi. Poeta e professor de Literatura Brasileira e Comparada na Uerj, Moriconi começou a publicar poesia em 1972, no antigo Suplemento da Tribuna da Imprensa. Depois de formar-se em Ciências Sociais na UnB, em 1975, transferiu-se para o Rio, onde participou ativamente dos movimentos culturais e políticos da época. Entre seus livros estão Léu (1988); A Cidade e as Ruas (1992) e Quase Sertão (1996). Sua tese de doutorado em Letras pela PUC foi publicada em livro com o título A Provocação Pós-Moderna (Ed. Diadorim, 1994). Em 1996, escreveu para a Relume Dumará o volume da ‘Coleção Perfis do Rio’ sobre a poeta Ana Cristina Cesar. Em anos recentes, publicou diversos ensaios sobre teoria estética e sobre poesia pós-modernista brasileira em periódicos universitários.  Organizou as antologias Os Cem Melhores Contos do Século XX (Ed. Objetiva, 2000)  e Os Cem Melhores Poemas do Século XX (Ed. Objetiva, 2001), Fundada em 1994, a Eduerj completa 14 anos com uma bagagem de mais de 200 títulos publicados, cinco prêmios e participações em eventos como a Bienal Internacional de São Paulo e a Feira de Frankfurt, na Alemanha. O novo diretor assume com a responsabilidade de consolidar e ampliar a atuação da editora como um instrumento de apoio e estímulo para o ensino e o debate acadêmico e de difusão do conhecimento produzido pela Uerj. Mais informações: tel.: (21) 2569-8803 ou 2587-7706.


Reunião Regional da SBPC na Baixada tem coordenação-geral do LNCC
Pela primeira vez, os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu serão sede para uma das reuniões regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Educação e ciência para o desenvolvimento sustentável da Baixada Fluminense”, o evento promete reunir aproximadamente 30 mil participantes, bem como 250 palestrantes, entre os dias 7 e 10 de maio. A coordenação-geral do evento está sendo feita pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituto do Ministério da Ciência e Tecnologia. Durante os três dias do evento, organizado simultaneamente nas duas cidades e com programações específicas, são esperados alunos e professores das redes municipal e estadual dos dois municípios e adjacências, além de educadores, entidades sindicais, movimentos sociais, fundações, governos, empresários, ONGs e universidades. A Reunião Regional da SBPC promoverá amplos debates, com temáticas do cotidiano dos municípios-sede, da região e do Brasil, além de resgatar e dar visibilidade às pesquisas e aos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores locais. Um dos objetivos do encontro é contribuir para a disseminação do saber científico e tecnológico para além das fronteiras das universidades e instituições de pesquisa. Mais informações: www.sbpcnet.org.br/eventos/baixadafluminense ou pelo tel.: (24) 2233-6062 (Simone Franco).


XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular
De 27 a 30 de julho, o Centro de Convenções Bourbon, em São Paulo, sedia o XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular. Durante o encontro serão abordados diferentes processos biológicos, com especial ênfase nas áreas de maior interesse e importância na atualidade, tais como sinalização celular, mobilidade, proliferação e morte celular, células-tronco, fisiologia celular e desenvolvimento. Sessões também serão dedicadas a políticas científicas e educacionais vigentes, além de discussões sobre desenvolvimento de softwares experimentais na área de educação em biologia celular. Grandes áreas como câncer, neurociências, biologia da reprodução, biologia vegetal e interação parasita-hospedeiro estarão representadas. O objetivo é tornar a reunião um efetivo instrumento de comunicação científica, não só com um programa que abordará os atuais aspectos em estudo nesta área, mas também propiciando um fórum que servirá para fomentar discussões científicas entre biólogos celulares experimentais. Mais informações: www.sbbc.org.br ou pelo e-mail sbbc2008@gmail.com.


Cobras, aranhas e escorpiões no Salão de Leitura de Niterói

Visitantes do 2 Salão da Leitura de Niterói, que acontece entre os dias 27 de março e 1 de abril, terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre animais peçonhentos. Em meio a cobras, aranhas e escorpiões de verdade, que serão exibidos no estande do Instituto Vital Brazil (IVB), será lançado o gibi Família IVB e Os vizinhos venenosos. A história em quadrinhos é a segunda da série Dr. Vitalzinho. Com 16 páginas coloridas, a revista foi criada para explicar porque as espécies vêm das áreas rurais para os centros urbanos, aumentando o número de acidentes. Biólogos abordarão a natureza e o comportamento destes animais. Publicações educativas estarão disponíveis aos visitantes a fim de reforçar o aprendizado. Estão previstas quatro palestras, com duração aproximada de 20 minutos. Com entrada gratuita, o Salão de Leitura acontecerá numa tenda climatizada de 1.255 m montada no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer. Serão 121 estandes e mais de 300 atividades, entre encontros com autores, lançamentos de livros, shows, teatro, cinema, feira literária, mesas-redondas e palestras. Os mesmos animais peçonhentos permanecem diariamente em exposição na sede do IVB (Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil). A visitação funciona das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, das 8h às 12h. Mais informações: http://www.ivb.rj.gov.br/ ou pelos tels.: (21) 2711-3131 r.175 e 2612-5096.

Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense

De sexta, dia 28 de março, a domingo, a Baixada Fluminense sedia o Fórum Mundial de Educação. A terceira edição do fórum terá como tema "Educação cidadã para uma cidade educadora". A programação inclui conferências, apresentação de pôsteres, encontros integrados, atividades culturais, entre outros. O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, um dos palestrantes, falará sobre o tema ciência e educação para o desenvolvimento nacional. O evento contará com a participação dos 13 municípios da Baixada e a previsão é de que mais de 40 mil pessoas participem das atividades. Mais informações: http://www.forummundialeducacao.org/baixadarj.

Prêmio Clarival do Prado Valladares recebe inscrições até segunda (31)

Terminam na segunda-feira, dia 31 de março, as inscrições para a 5 Edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares. Podem se inscrever pesquisadores de todo o Brasil, com projetos de pesquisa inéditos nas áreas de história econômica, evolução sociopolítica e criação artística brasileira. Criado pela Odebrecht em 2004 e realizado anualmente, o prêmio é um incentivo à historiografia do Brasil e visa enriquecer o acervo documental do país sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deve ser preservada e difundida. Para participar da seleção, basta informar as linhas gerais do projeto que se pretende realizar. O projeto de pesquisa vencedor receberá os recursos necessários da empresa para a realização da pesquisa e da edição e distribuição de um livro ilustrado. O prazo para execução do trabalho é de cerca de um ano. Os vencedores das quatro primeiras edições do prêmio receberam financiamento de cerca de R$ 600 mil. Mais informações e inscrições no site: http://www.odebrecht.com.br/.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes