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Publicado em: 21/02/2008
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Rio ganha um novo aliado no combate ao roubo de carros

Vinicius Zepeda

 Divulgação/UFRJ

    
  O software ajuda no combate ao furto de
  automóveis por meio de fotos de placas
Com tecnologia desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um projeto composto por uma tecnologia de leitura de placas automotivas promete sanar diferentes demandas na segurança, monitoração e controle de tráfego viário. Denominado de Família Kapta, o sistema é composto de quatro aplicativos distintos: o Kapta Acesso, o Kapta Parking e os Kapta Alertas Fixo e Móvel, todos operando com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. A pesquisa tem apoio do edital Rio Inovação 2 da FAPERJ.

O software usa a tecnologia de reconhecimento de caracteres óticos (OCR). De acordo com o engenheiro eletrônico e mestre em computação Antonio Carlos Gay Thomé, que liderou a pesquisa, a tecnologia e os algoritmos que compõem o Sistema Kapta nada deve aos principais concorrentes disponíveis no mercado mundial. E por ser tecnologia nacional, o custo dos produtos deve tornar sua aquisição economicamente mais viável. Segundo Thomé, existem poucos softwares de reconhecimento de placas com tecnologia 100% nacional, em regra, nascidos igualmente em laboratórios de universidades, como nos casos da Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ambas no Rio Grande do Sul.

Um dos membros da família, o Kapta Acesso é voltado para controlar a entrada e a saída de veículos em áreas privadas, como condomínios residenciais, empresas, estacionamentos, e qualquer local onde exiga um controle do acesso de veículos. “O sistema além de reconhecer a placa do veículo, verifica se o acesso é permitido, confirma a identidade do condutor por meio da impressão digital e controla o acionamento da cancela ou portão de acesso”, explica o pesquisador. Outra característica do sistema, de acordo com Thomé, é identificar e alertar situações de risco que ocorram com o condutor do veículo.

A segurança oferecida pelo Kapta Acesso vai além do simples controle da entrada e saída de carros. Na hipótese de que um morador esteja acuado por bandidos dentro do carro, ao chegar ao condomínio o sistema solicita sua identificação. O morador, em vez de pressionar o botão com a impressão digital que usa normalmente, por exemplo, o indicador, coloca outro. Com isso, aciona o código de “pânico”, que gera um alerta enviado à central de segurança do condomínio. A central, por sua vez, acionará a polícia e tomará as providências previstas em casos de emergência.

  Vinicius Zepeda 
      
  Thomé coordenou a equipe
  que criou o Sistema Kapta
   

O segundo membro da família, o Kapta Parking, foi concebido para uso em shoppings, estacionamentos públicos e supermercados. Além de registrar o acesso ao sistema, cria uma vinculação entre o cartão de permanência, retirado pelo cliente na entrada do estacionamento, e a placa do veículo. Esta vinculação tem, entre outras finalidades, a de coibir possíveis furtos, uma vez que correlaciona o cartão com a placa do veículo, detectando, portanto, quando alguém entra com um carro e sai com outro.

"Tal funcionalidade torna o Kapta Parking único no mercado, visto que com os sistemas atualmente disponíveis é impossível a identificação de tais situações”, explica Thomé.  O sistema permite ainda controlar o número de vagas disponíveis, o número e a identificação de veículos no local, os carros que pernoitaram ou que permaneceram no estacionamento por qualquer período de tempo, que se evadiram sem pagamento, além de outras facilidades.

 

O terceiro modelo criado pela equipe coordenada pelo professor é o Kapta Alerta Fixo. Concebido para atender à demanda em monitoramento e controle de tráfego viário, o equipamento é instalado em pontos críticos de uma via a fim de monitorar o tráfego em tempo integral. Ao passar pelo raio de visão das câmeras, os veículos têm sua placa filmada e automaticamente reconhecida. A partir do número da placa, o sistema consulta bases de dados para identificar a existência de diversas restrições, tais como: carro roubado; multa não paga; IPVA atrasado; final da placa não permitida pelo sistema de rodízio etc. Identificada a restrição, o sistema gera um alerta.

 

Um sistema do tipo Alerta Fixo permaneceu instalado para testes durante o ano de 2005 e parte de 2006, numa das entradas da cidade de Bragança Paulista (SP). Atualmente, há um em funcionamento nas três entradas do Campus da Ilha do Fundão da UFRJ (Linha Amarela, Hospital Universitário e prefeitura). “Com a instalação do sistema no campus da Cidade Universitária já se constatou uma expressiva diminuição no número de roubos de carro no local”, diz Thomé.

Uma versão móvel do mesmo equipamento está em desenvolvimento pela equipe comandada por Thomé. Trata-se do Kapta Alerta Móvel. Com uma câmera instalada numa viatura acoplada a um notebook, o sistema permitirá reconhecer a placa e, por meio da tecnologia GPRS (transmissão sem fio, via antenas de rádio), poderá transmitir a imagem e o número da placa para fazer buscas em bases de dados remotas, a fim de identificar e alertar qualquer possível restrição existente sobre o veículo. “Esta versão ainda está sendo desenvolvida para testes de campo, e terá como plataforma uma das viaturas da Divisão de Segurança do campus da UFRJ”, informa o pesquisador.

 

Para Thomé, o emprego de novas tecnologias que ajudem ao estado e a comunidade a melhorarem o nível e a sensação de segurança, bem como a qualidade de vida, o senso de responsabilidade e de cidadania é cada vez mais comum nas sociedades modernas. “Programas de subvenção econômica e de inovação, como o edital da FAPERJ, são instrumentos importantes no fomento de empresas e de grupos de pesquisa nacionais capazes de inovar e gerar produtos com alto valor agregado”, conclui o pesquisador.

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