O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Consecti, Confap, BNDES e Petrobras debatem apoio à inovação
Publicado em: 31/01/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Consecti, Confap, BNDES e Petrobras debatem apoio à inovação

Secretários estaduais de ciência e tecnologia, representantes das FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) e integrantes das diretorias do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Petrobras estiveram reunidos nesta quarta, dia 30 de janeiro, na sede do banco estatal, no centro do Rio, para discutir possibilidades de parceria em inovação tecnológica. O diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, participou do encontro. Na ocasião, o diretor-executivo do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras), Marco Aurélio Rosa Ramos, citou como exemplo bem-sucedido o laboratório de testes de tecnologia sem fio (wireless) para uso em controle campos de petróleo da estatal petrolífera, que funciona na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). “O centro testa os protótipos desenvolvidos por um laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este é um dos exemplos bem sucedidos de parcerias entre empresas e universidades para o desenvolvimento de modernas tecnologias”, afirmou Ramos.

“Em 2007, a estatal investiu 350 milhões de reais em projetos de inovação tecnológica de parceria com universidades”, lembrou Ramos. Durante o encontro, a importância das FAPs também foi destacada. O secretário de C&T do Rio e presidente do Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT& I), Alexandre Cardoso, afirmou, na abertura do evento, que “hoje, os sistemas estaduais de ciência e tecnologia estão muito bem estruturados ao redor do país. Porém, precisamos destacar a qualificação das Fundações de Amparo à Pesquisa para executar, avançar e julgar projetos essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do país”.
 
Já o presidente da Confap (Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa) e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), Odenildo Teixeira Sena, chamou a atenção para o papel das FAPs no processo de desenvolvimento da C&T no país. “Se conseguirmos avançar nesta parceria com a Petrobras e o BNDES hoje, o Brasil ganhará muito. As FAPs têm um papel preponderante nos investimentos feitos de forma justa em todo o país”, acrescentou Sena.

Marco Aurélio Rosa Ramos explicou que a Petrobras desenvolve dois modelos distintos de parcerias: o das Redes Temáticas – onde se encaixa o laboratório de testes de tecnologia wireless da Uerj – e os Núcleos Temáticos. “No primeiro caso, listamos 38 temas que servem para alavancar a inovação tecnológica por meio de redes virtuais de desenvolvimento de pesquisa. No segundo, há uma sede física instalada numa universidade voltada para o desenvolvimento de atividades que atendam nossas demandas tecnológicas”, explicou. Também no caso de inovações tecnológicas em pequenas empresas, foi ressaltada a importância da atuação das FAPs como interlocutoras junto à Petrobras.

No encerramento do evento, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, elogiou a iniciativa do enocntro, organizado pelos Consecti e Confap. Ele se comprometeu a estreitar os laços de cooperação entre BNDES e instituições de pesquisa para incentivar a área da inovação tecnológica, e lembrou sua trajetória de lutas na área de C&T. ”Lembro que em 1986, como secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, incentivei a criação de várias FAPs pelo país. Hoje, existem vinte e três delas espalhadas pelo Brasil. A mais recente delas foi criada no estado do Pará e começou a funcionar este ano. Espero que esta reunião sirva para um relacionamento continuado do BNDES com todo o sistema nacional de C&T”, concluiu Coutinho.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes