O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Sai resultado de editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado
Publicado em: 04/10/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Sai resultado de editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado

Na última sexta-feira, 28 de setembro, a direção da FAPERJ divulgou a lista dos contemplados nos editais Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado. Os dois editais, lançados simultaneamente no dia 1 de junho, disponibilizavam a princípio 70 bolsas cada um. Acatando recomendação do Comitê Externo, a diretoria da instituição aprovou junto ao Conselho Superior da Fundação a ampliação do número de bolsas para 120 nos dois programas. O julgamento das propostas foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, no Hotel Mirasol, em Copacabana, Rio de Janeiro. O programa Cientista do Nosso Estado é apontado como um dos programas mais efetivos da FAPERJ no apoio ao desenvolvimento científico, tendo inspirado iniciativas semelhantes em outros estados.

No encerramento das inscrições em 16 de julho, o programa Cientista do Nosso Estado havia recebido um total de 315 propostas – representando 22 instituições. Já aquele destinado aos jovens cientistas fluminenses recebeu número pouco superior de inscrições, 353, enviadas por 34 instituições diferentes. Pela primeira vez na história da Fundação, o processo de submissão de projetos foi feito on-line através do programa inFAPERJ, desenvolvido pelo setor de informática da instituição.

Com a edição deste ano do edital Cientista do Nosso Estado, o número total de pesquisadores contemplados pelo programa chega a 420. A iniciativa é destinada a apoiar, através de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança na sua área, visando prover apoio mensal para o desenvolvimento de suas pesquisas. As bolsas têm dotação mensal de R$ 2 mil, válidas pelo prazo máximo de 24 meses.

No caso da iniciativa Jovem Cientista do Nosso Estado, a dotação mensal é de R$ 1,5 mil e o prazo máximo idêntico, de 24 meses. O programa destina-se a apoiar, igualmente por concorrência, projetos coordenados por pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro que se encontram em uma fase intermediária da carreira acadêmica, apresentando boa produção científica e histórico de formação de recursos humanos.

As bolsas destinadas aos dois programas são incompatíveis com a solicitação de qualquer outro auxílio de fomento da FAPERJ com idêntica finalidade (por exemplo: APQ1 – programa básico).

Confira aqui a lista dos integrantes do Comitê Externo, coordenado pelos Profs. Caio Meira e Vitor Francisco Ferreira, da Assessoria Científica da FAPERJ.

 

Clique para ver a lista dos contemplados no Cientista do Nosso Estado

Clique para ver a lista dos contemplados no Jovem Cientista do Nosso Estado

Veja aqui a relação completa dos editais lançados pela FAPERJ em 2007 – incluindo os prazos de inscrições e os resultados já anunciados.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes