O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Terra será reverenciada na IV Semana Nacional de C&T
Publicado em: 27/09/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Terra será reverenciada na IV Semana Nacional de C&T

 Reprodução

     
   Terra será lembrada em
 várias atividades do evento
A Terra será reverenciada a partir de segunda-feira, dia 1 de outubro, data em que começa a quarta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Escolhido como tema do evento deste ano, o planeta será lembrado em centenas de atividades de divulgação da ciência em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, com a participação de instituições de pesquisa, universidades, escolas, órgãos de governo, ONGs, empresas etc. Sob a coordenação da Secretaria para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) por meio de seu Departamento de Popularização e Difusão de C&T, o evento, que ocupará espaços em municípios de todo o país, terá abertura oficial na já tradicional tenda armada pelo MCT no Largo da Carioca.

O objetivo da iniciativa é contribuir para aproximar as atividades científicas da população em geral, e de crianças e jovens, em particular. A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) voltará a ocupar alguns dos estandes na tenda da Carioca, onde estarão representadas as instituições a ela vinculadas. Uma delas, o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) levará ao local uma equipe de seu programa Centro de Internet Comunitária, a fim de mostrar ao público algumas de suas iniciativas na área de inclusão digital.

Já a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), outra vinculada da Sect, irá oferecer ao público um passo a passo de seu projeto de conversão de máquinas caça-níqueis em computadores – uma das mais bem-sucedidas iniciativas de inclusão digital em todo o país nos últimos anos. O Cecierj (Centro de Ciências e Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) leva pela primeira vez à Carioca seu planetário inflável. Sob a lona plástica, uma apresentação de 45 minutos da Astronomia Indígena mostra a importância da observação do céu para os índios. 

A Fundação Cecierj também levará ao Centro Cultural Banco do Brasil seu projeto Praça da Ciência Itinerante, promovendo oficinas como Jogos e Desafios Matemáticos do Mundo Inteiro e Experimentando Ciências. Paralelamente, volta a armar sua Lona da Ciência, com duas carretas especialmente adaptadas, em Duque de Caxias, desta vez na Praça do Pacificador. A primeira carreta apresenta exposições e mostras científicas, e a segunda, um moderno auditório com equipamentos multimídia, permitirá a realização de palestras, oficinas de capacitação profissional e projeção de vídeos científicos. O Cecierj irá ainda a Angra dos Reis e Nova Friburgo.

A 18 Uerj Sem Muros também promoverá 850 atividades entre 1 a 5 de outubro, das 9h às 17h, no campus do Maracanã (Rua São Francisco Xavier, 524). O evento permitirá conhecer trabalhos de alunos e professores da universidade nas áreas de tecnologia, meio ambiente, educação e saúde. A abertura será com o espetáculo Matéria, da Cia. de Dança Lúmini (1/10, às 20h, no Teatro Odylo Costa Filho), que cria efeitos especiais por meio de princípios físico-químicos. Um dos destaques do evento é a Feira de Prestação de Serviços (dias 2, 3 e 4/10, de 9h às 17h), em que os visitantes poderão conferir pressão arterial, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e tipagem sangüínea, colocar em dia a vacinação e receber orientações sobre saúde. No Espaço Ciência, haverá experimentos em física, geografia, biologia, oceanografia, geologia, oficinas de artes e educação.

Atividades da Fundação serão divulgadas no Largo da Carioca

Funcionários da FAPERJ se revezarão no Largo da Carioca até sexta-feira, dia 5 de outubro, para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre as atividades da Fundação, seus principais editais e programas de fomento à pesquisa e ao ensino. Em atividade paralela, a Fundação promove, no dia 5, a partir das 10h, o evento Um Dia no Parque. Em parceria com a Uerj, Museu Nacional, DRM (Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro) e o Departamento de Geologia da UFRJ, está prevista uma programação para celebrar a importância para a ciência do Parque Paleontológico São José de Itaboraí, localidade situada nas proximidades de Niterói. Ao longo dos últimos anos, a Fundação, por meio do programa Jovens Talentos e de seu Instituto Virtual de Paleontologia (IVP), tem contribuído de forma significativa para a revitalização desse sítio, que tem sido objeto constante de estudo por pesquisadores nacionais e estrangeiros ao longo das últimas oito décadas.

No início do ano, o Parque de Itaboraí ganhou uma publicação à altura de sua importância para a paleontologia nacional.Bacia de São José de Itaboraí – 75 anos de História e Ciência (CPRM/Serviço Geológico do Brasil) teve execução idealizada pela pesquisadora da UFRJ Lílian Paglarelli Bergqvist e traz uma listagem de todos os fósseis já descritos em publicações científicas, a maioria deles acompanhados de ilustrações coloridas (confira ao fim deste artigo a programação completa do evento).

Em 2006, a Semana Nacional de C&T teve a participação de 1.014 instituições de ensino e pesquisa a nível nacional e promoveu 8.654 atividades, em 363 cidades do país. No Rio de Janeiro, estão previstos inúmeros eventos em centros e museus de ciência, universidades, escolas e outras instituições educacionais e científicas. Além dessas atividades específicas de cada instituição, grandes tendas espalhadas por locais públicos da cidade e de determinados municípios – nos chamados Eventos Integrados – receberão milhares de cariocas e fluminenses. Estes eventos contarão com a participação de aproximadamente 100 instituições, envolvendo diretamente cerca de 500 profissionais da área, entre cientistas, técnicos, comunicadores da ciência e estudantes.

Confira, abaixo, a programação do evento Um Dia no Parque:

Dia 01 a 07 de outubro – Exposições – 9h às 17h
Tesouros do Museu Nacional – Coordenação: Rhoneds Aldora Rodrigues Perez da Paz.
Rochas do Estado do Rio de Janeiro (DRM) – Coordenação: Kátia Mansur.
Rochas e Fósseis da Bacia de São José de Itaboraí – Coordenação: Benedito Humberto Rodrigues Francisco.
Livro: Tesouros do Brasil – Coordenação: Patrícia Narciso.

Dia 5 de outubro – Oficinas
Oficina de Lascamento  – Atividade prática de lascamento, objetivando demonstrar o conhecimento e domínio do homem pré-histórico de técnicas para confecção de artefatos. Coordenação: Rhoneds Aldora Rodrigues Perez da Paz.

Conhecendo o Patrimônio Cultural – Atividades práticas direcionadas aos jovens, que a partir de jogos interativos conhecerão a importância de nosso patrimônio e de sua preservação. Coordenação: Maria da Conceição Beltrão.

Jogos lúdicos de paleontologia – Coordenação: Lilian Paglarelli Bergqvist.
Dominó com perguntas – Esta atividade é indicada para crianças a partir de 7 anos e tem como objetivo o aprendizado de conteúdos de paleontologia em geral e de temas relacionados à bacia de Itaboraí, através da conexão entre perguntas e imagens correspondentes.

Jogo da memória – Este é um jogo tradicional, indicado para crianças de todas as idades, que visa o reconhecimento da fauna e da flora que existiram na bacia de Itaboraí.

 

Filme de figuras impressas – Tem como objetivo a narração sobre a história geológica da bacia de Itaboraí. Consiste em divulgar  através de desenhos quais foram e como ocorreram os principais eventos geológicos.

Simulação do trabalho em laboratório – Para tornar público o funcionamento do trabalho do paleontólogo, resolvemos desenvolver moldes de rochas com fósseis reais imersos, que devem ser “procurados” com o auxílio de instrumentos apropriados. Indicado para crianças maiores de 12 anos.

Jogo de tabuleiro: A evolução da vida na Terra – Nessa dinâmica, a criança pode, através das casas do tabuleiro e de seus comandos, aprender os principais eventos que ocorreram ao longo da história evolutiva. Indicado para crianças de idade mais avançada.
Pintura de animais pré-históricos, labirinto  e quebra-cabeça – Estas são atividades de caráter motor, que visam a iniciação de pessoas de todas as idades no tema da paleontologia.

Fábrica de Fósseis – Objetiva principalmente a popularização da paleontologia através de réplicas de fósseis elaboradas de forma simples. Coordenação: Ismar de Souza Carvalho.

 

Origami – Técnicas de dobradura em papel com vistas à elaboração de réplicas de fósseis. Coordenação: Diogo Jorge de Mello.

Oficina interativa para avaliação do patrimônio do Parque – Metodologia interativa para avaliação da importância da bacia de Itaboraí, com base em seus achados científicos, levando a sua classificação como patrimônio geológico, paleontológico e arqueológico do Brasil. Coordenação: Kátia Mansur e Vitor Nascimento.

Móbile da evolução dos animais – Conta a história da evolução dos seres vivos ao longo do tempo. Coordenação: Aline Meneguci da Cunha.

Confira abaixo os Eventos Integrados no estado do Rio de Janeiro da Semana Nacional de C&T:

Largo da Carioca (de 1 a 5 de outubro, das 8h às 18h); Guaratiba (dia 6, das 9h às 16h); Seropédica (de 1 a 3 de outubro, das 9h às 17h); Feira de São Cristóvão (de 5 a 7 de outubro, das 12h às 20h); Niterói (de 1 a 7 de outubro); Angra dos Reis (de 3 a 5 de outubro, das 9h às 16h); Aterro do Flamengo (dia 7 de outubro, das 8h às 18h); Duque de Caxias (de 2 a 6 de outubro, das 8h às 18h); Barca com atividades de ciência no percurso entre Rio e Niterói (dia 2 de outubro, das 10h às 15h).

Os Eventos Integrados apresentarão um mosaico da diversidade científica, tecnológica e cultural do Rio de Janeiro. Atividades interativas, experimentos e demonstrações, palestras, vídeos, espetáculos teatrais e muito mais prometem repetir o sucesso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em anos anteriores. Muitas dessas atividades ocorrerão ao ritmo de bandas, repentes, cordel ou ao som de um coral.

Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes