O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Palestra sobre fósseis atrai estudantes na Bienal do Livro
Publicado em: 20/09/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Palestra sobre fósseis atrai estudantes na Bienal do Livro

 Vinicius Zepeda

     

   Jogo da memória e quebra-cabeças sobre
dinossauros foram distribuídos aos estudantes

Palestra do paleontólogo Ismar de Souza Carvalho sobre fósseis agitou a tarde desta quarta-feira, 19 de setembro, na XIII Bienal do Livro, no Riocentro. O evento, organizado pela Fundação, reuniu mais de 60 alunos da primeira à quinta série do Colégio Brasileiro, localizado em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. “Esta é a terceira vez consecutiva que participo da Bienal do Livro, sempre apresentando para os jovens uma palestra sobre a importância do estudo dos fósseis. O evento sempre atrai a atenção das pessoas e é uma ótima oportunidade de divulgar a ciência”, concluiu Carvalho, entusiasmado com a receptividade dos alunos. Ao final da palestra, as crianças receberam brindes produzidos pela FAPERJ: um quebra-cabeças com o dinossauro Amazonsaurus maranhensis – cujo fóssil foi descoberto por uma equipe coordenada por Ismar – e um jogo da memória também de dinossauros descobertos com o apoio da Fundação.

“Muitas pessoas pensam que fósseis são apenas dinossauros mas eles são vestígios de qualquer organismo vivo, seja ele animal ou vegetal, que tenha existido na Terra. Normalmente, eles são encontrados em rochas, sedimentos, gelo e âmbar, uma espécie de resina sólida proveniente de pinheiros encontrados no período Terciário”, afirmou Ismar, pesquisador apoiado pelo programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ.

   Vinicius Zepeda 
      
  Ismar Carvalho fez
 palestra sobre fósseis
 


De acordo com Ismar, os fósseis são evidências diretas da existência de antigos seres vivos e provas indiretas da história ambiental da Terra. “Se temos uma região seca, sem rios nela, mas encontramos restos de um peixe, por exemplo, temos a indicação de que naquele local existiu água”, explicou. Os processos de fossilização também foram explicados. “Animais vertebrados são mais fáceis de serem encontrados preservados. Suas partes duras vão desaparecendo, mas deixam marcas nas rochas. Esta é a chamada moldagem. Entretanto, vegetais, que são invertebrados, também podem ser preservados, de maneira mais rara, no gelo e no âmbar. É o que chamamos de mumificação ou congelamento”, acrescentou.

 


Outra forma de fossilização citada pelo paleontólogo foi a mineralização. “Esta ocorre quando um mineral preenche os poros ou cavidades existentes num organismo morto evitando sua decomposição e preservando-o”, afirmou Carvalho. Por último, o paleontólogo falou das técnicas de coleta e reconstituição dos fósseis e da importância dos museus de história natural como locais de divulgação de descobertas científicas, exposições de fósseis e ensino da história da evolução da fauna e flora do planeta. 

 

Físico lança livro sobre astronomia e astronáutica

 

O físico Marcelo de Oliveira Souza, da Uenf, promove uma tarde de autógrafos de Um Passeio pelo Céu, no dia 22 de setembro, às 17h, no estande Ilha Letras de Niterói, Pavilhão Laranja, no Riocentro. Graduado e mestre pela UFF e doutor em Física (UFRJ), Souza reuniu seus artigos publicados no jornal O Diário de Campos dos Goytacazes, sobre astronomia e astronáutica e ainda pesquisas sobre o sistema solar. O livro, editado pela Muiraquitã, é homônimo do programa de TV semanal sobre astronomia e astronáutica, apresentado e roteirizado por Souza desde 2003. O programa é transmitido pela TV Litoral de Campos dos Goytacazes e pela TVN de Niterói. Produzido pelo Cefet de Campos dos Goytacazes, é a primeira atração semanal sobre o tema na TV brasileira.

 

Souza, que foi um dos contemplados no edital Difusão e Popularização da C&T no Estado do RJ, lançado pela Fundação este ano, pesquisa o uso e desenvolvimento de novas tecnologias para o ensino. E centra sua escrita de modo a despertar a reflexão e o interesse nos mistérios do Universo. O avanço tecnológico com a conquista espacial é analisado considerando os dilemas da humanidade. Fundador e coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e um dos fundadores do Clube de Astronomia de Niterói Mário Schenberg, Souza faz um segundo lançamento de Um Passeio pelo Céu, no dia 29 de setembro, às 18h, na Livraria Da Conde (Rua Conde de Bernadotte, 26, loja 125, Leblon, tel.: 2274-0359).

 

EdUerj traz nove títulos inéditos


Com 260 títulos no catálogo, a EdUerj (editora da Uerj) marca presença na feira do livro carioca com nove livros inéditos, que abrangem diversas áreas: História das relações internacionais”, de Mônica Leite Lessa e Williams da Silva Gonçalves; Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária, de Glaucio José Marafon, João Rua e Miguel Ângelo Ribeiro; A barbárie legitimada, de Daniela Maria Cunha de Hollanda; e Fotogrametria Digital, de Luiz Coelho e Jorge Nunes Brito. A editora universitária, que celebra 13 anos de atividades, completa a lista com Introdução à historiografia da literatura brasileira, de Roberto Acízelo de Souza; Introdução ao romance histórico, de Alcmeno Bastos; Literatura, música e espaço, de Roberto Lobato Corrêa e Zeny Rosendahl; Modelagem do processo de aprendizagem na educação superior, de José Ricardo Campelo Arruda, e Redes Urbanas, de autoria de Ricardo Ferreira Freitas e Rafael Nacif. O lançamento acontece das 16h às 20h, no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, no Pavilhão Laranja.

 

Vieira & Lent amplia coleção “Ciência no bolso”


A editora Vieira & Lent, que mantém parceria com a FAPERJ, aumenta em cinco títulos a coleção Ciência no Bolso, durante a Bienal. São cinco novos livros: Células-Tronco, de Stevens Rehen e Bruna Paulsen; Um futuro para o campo, de Sérgio P. Leite e Rodrigo V. de Ávila; Maconha, Cérebro e Saúde, de Renato Malcher-Lopes e Sidarta Ribeiro; O sono na sala de aula, de Fernando Louzada e Luiz Menna-Barreto; O que é computação quântica?, de Ernesto F. Galvão. A coleção reúne obras com ênfase na divulgação das pesquisas científicas de ponta endereçada para leigos, em linguagem acessível.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes