O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa monitora surtos de doenças emergentes no planeta
Publicado em: 23/08/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa monitora surtos de doenças emergentes no planeta

Monica Maia

Divulgação

 
 Woodall: pesquisador e co-fundador do ProMED

 
Gripe aviária, cólera, febre aftosa, pragas disseminadas em lavouras de soja e milho, além de atentados da guerra biológica e o bioterrorismo são ameaças globais. Neste cenário, para combater surtos de doenças infecciosas ou provenientes de biotoxinas, a informação é uma arma estratégica dos médicos. Foi nesse contexto que surgiu o ProMED (Program for Monitoring Emerging Diseases ou Programa para monitoramento de doenças emergentes) – uma rede de comunicação mundial que divulga notícias e análises para 40 mil assinantes em todo o mundo. É o resultado de um trabalho do virologista Jack Woodall, professor visitante do Departamento de Bioquímica Médica, Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.

Segundo Jack Woodall, este ano a rede tem reportado diariamente notícias sobre a gripe aviária, acompanhado a situação atual de cólera, peste e febre amarela no mundo.  Publica também reportagens de surtos de doenças de gado, como a febre aftosa, e de pragas em lavouras utilizadas para consumo humano e do gado. O objetivo é sensibilizar o público sobre os riscos do agroterrorismo e da simples destruição de alimentos essenciais para a nutrição humana – o que constitui uma ameaça à saúde pública. Os surtos em animais selvagens e em cativeiro também merecem destaque devido aos riscos dessas doenças passarem aos seres humanos.

 

Woodall é co-fundador da rede, inaugurada em 1994 depois de uma conferência em Genebra, onde os cientistas se viram diante de uma questão de vida e morte: vencer a corrida contra a eclosão de surtos de doenças que podem se espalhar pelos continentes em questão de dias ou de semanas. Na ocasião, uma professora que liderou o grupo sobre bioterrorismo propôs formar uma cadeia de instituições mundiais para notificar a comunidade científica sobre qualquer surto suspeito.

“No começo, nos primórdios da Internet, eram 40 cientistas que se comunicavam por meio de uma lista. Participavam médicos ligados a uma ONG com satélite próprio que enviava informação para África e países subdesenvolvidos por e-mail. Fiquei como chefe do sub-grupo de comunicação. Comecei divulgando notícias de surtos, e no primeiro surto de ebola, na África, em 1995, vimos que isso daria certo”, lembra o virologista. O ProMED é um serviço independente de qualquer governo, patrocinado pela International Society for Infectious Diseases (Isid -- Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas), hospedado no e-mail da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, e do website da Divisão de Saúde da Oracle Corp.

Jack Woodall conta que o ProMED evoluiu desse intercâmbio de interesses para o que é hoje, uma rede especializada com editores no Brasil, nos Estados Unidos e consultores em vários países. “Temos especialistas nas áreas de doenças transmitidas por animais, e em grandes culturas, como a soja, a mais consumida. Um patologista de plantas na Austrália, um perito em parasitas na Dinamarca e um especialista em doenças infecciosas na Inglaterra”, diz, lembrando que o diferencial do ProMED, além de notícias, é a análise e o comentário de profissionais específicos para que o leitor possa avaliar a periculosidade do surto de cada doença.

De nacionalidade inglesa, naturalizado americano e nascido na China, Woodall já trabalhou em 16 países da África e vários da Ásia. Formado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, trabalhou 13 anos na Organização Mundial de Saúde (OMS). Woodall chegou ao Brasil pela primeira vez em 1954, para uma missão na Amazônia, um trabalho de dois meses para o Museu Britânico de História Natural. Voltou em 1965 e agora já soma dez anos no país. O cientista teve o apoio da FAPERJ em outros quatro projetos no Núcleo de Investigação de Doenças Infecciosas Emergente (Nidic), da UFRJ, em pesquisas sobre febre aftosa em colaboração com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); sobre o vírus da febre do Nilo Ocidental; vigilância clínico-laboratorial da dengue infantil e detecção do vírus da febre amarela em mosquitos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes