O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Apresentada no Rio a Sociedade Johanna Döbereiner
Publicado em: 30/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Apresentada no Rio a Sociedade Johanna Döbereiner

Foi lançada na sexta-feira (25/07), no Rio de Janeiro, a Sociedade de Pesquisa Johanna Döbereiner. Iniciativa de amigos, colegas de trabalho e familiares da pesquisadora, que faleceu em 2001, a Sociedade tem por objetivo difundir o conhecimento em Agrobiologia. A apresentação oficial da entidade foi promovida pela Embrapa Agrobiologia durante cerimônia realizada na Academia Brasileira de Ciências. Na ocasião, foi apresentado o CD-Rom “Johanna Döbereiner 50 anos dedicados à pesquisa em Microbiologia do Solo”, produzido com apoio da FAPERJ.

 

A proposta da Sociedade de Pesquisa Johanna Döbereiner é promover o conhecimento em Agrobiologia e ações afins por meio de apoio a projetos de pesquisa científica, à formação de pesquisadores e a intervenção social por intermédio da transferência de tecnologia, de interesse nacional, a serem desenvolvidos por pesquisadores ou grupos de pesquisa. As normas sobre a filiação e outras informações poderão ser obtidas em sociedade_dobereiner@yahoo.com.br.

 

Reconhecimento internacional

 

O trabalho desenvolvido pela pesquisadora Johanna Döbereiner conquistou reconhecimento internacional. Indicada para o Prêmio Nobel de Química em 1997, a cientista recebeu diversos prêmios, homenagens e distinções no Brasil e no exterior, e é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres. Foi membro das Academias Brasileira de Ciências, de Ciências do Vaticano e de Ciências do Terceiro Mundo.

 

Os resultados das pesquisas de Johanna Döbereiner têm, ainda hoje, um grande impacto econômico para o Brasil. O programa brasileiro de melhoramento da soja, baseado no processo de fixação biológica de nitrogênio, foi influenciado pelos estudos da cientista e representa uma economia anual para o país da ordem de mais de US$ 1 bilhão com a redução do uso de fertilizantes nitrogenados. As pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Genoma do Rio de Janeiro (RioGene), fomentado pela FAPERJ, também estão relacionadas à fixação biológica do nitrogênio, especificamente na cultura da cana-de-açúcar.

 

Formada em Agronomia pela Universidade de Munique, na Alemanha, em 1950, a pesquisadora  Johanna Döbereiner dedicou sua vida profissional à Microbiologia do Solo e, sobretudo, às pesquisas sobre fixação biológica de nitrogênio. Ao chegar ao Brasil, naquele ano, Johanna iniciou seu trabalho em um dos institutos do Ministério da Agricultura, situado em Seropédica, atualmente o Centro Nacional de Pesquisa em Agrobiologia da Embrapa (Embrapa Agrobiologia).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes