O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Simpósio na UFRJ expõe resultados de pesquisas sobre câncer
Publicado em: 26/07/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Simpósio na UFRJ expõe resultados de pesquisas sobre câncer

Helena Borges 

    

     Tecido contrastado mostra carcinoma de mama

Câncer é a doença que mais mata no país depois das moléstias cardíacas. Cerca de 400 mil novos casos surgem a cada ano no país e um terço deles resulta em morte. Nas UTIs brasileiras, de 10% a 20% das internações são pacientes de oncologia. Esses dados reforçam a urgência em estudar a evolução e as formas de tratamento da doença. Para isso, o I Simpósio de Oncobiologia do Rio de Janeiro reunirá cientistas, médicos e especialistas, nos dias 30 e 31 de julho, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Iniciativa do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ), o evento organizado pela professora Helena Borges, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, com apoio da FAPERJ, abordará temas como susceptibilidade ao câncer de mama, tumor de próstata, tireóide e resistência a múltiplas drogas no tratamento da doença.

 San Diego University

      
Jean Wang é convidada
internacional do evento

O primeiro dia do evento terá uma conferência e um minicurso sobre a célula leucêmica, ministrado pela pesquisadora convidada Jean Y. J. Wang, uma das maiores especialistas mundiais em tumores. A doutora Wang é diretora associada de pesquisa básica do Centro de Câncer da Universidade San Diego, Califórnia, integrante do Conselho de Diretores da Associação Americana para Pesquisa em Câncer e editora da revista científica Journal Molecular and Cellular Biology.

A sessão inaugural do simpósio terá mesa composta pelos professores Marcos Moraes, coordenador do Programa de Oncobiologia; o neurocientista Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, e Vivian Rumjanek, professora titular da UFRJ, coordenadora do Núcleo de Ensino do Programa de Oncobiologia e chefe do Laboratório de Imunologia Tumoral do Instituto de Bioquímica Médica.

"A primeira parte da programação, no dia 30 de julho, tem um caráter internacional. A segunda, no dia 31, é o III Encontro do Programa de Oncobiologia, em que os especialistas brasileiros divulgam suas linhas de pesquisa, tem uma finalidade de integração", informa Helena Borges. Ela explica que a programação reflete os trabalhos do Programa de Oncobiologia, em que a maioria dos integrantes é da UFRJ, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Intercâmbio e divulgação de progressos nas pesquisas

Na tarde de segunda-feira, dia 30/07, dia da abertura do simpósio, Radovan Borojevic, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, faz uma conferência. "A idéia inicial do Programa de Oncobiologia foi reunir os que trabalhavam em câncer na UFRJ para permitir colaborações, porque muitas vezes não sabemos o que o laboratório do lado estava fazendo. Os membros do programa se associam livremente a cada dois anos e podem se "desassociar" no momento que quiserem. O programa cresceu e está atingindo o nosso objetivo mais remoto, de congregar pesquisadores do Rio de Janeiro e não só da UFRJ. Há outro objetivo que consideramos importantíssimo: transmitir para a sociedade os avanços na área", explica a professora Vivian Rumjanek, coordenadora das atividades.

No segundo dia do evento, terça-feira, 31/07, no segmento batizado como "III Encontro do Programa de Oncobiologia", estão previstas exposições sobre drogas anticancerígenas; estudos sobre câncer de próstata e de tireóide, e resistência a drogas nas neoplasias em um painel com apresentação de 12 linhas de pesquisa. A abertura de Vivaldo Moura Neto e Adalberto Vieyra, será seguida de palestras dos pesquisadores Claudia Galo (Uerj), Mônica Montero-Lomeli, Januário Bispo Cabral, Alberto Nóbrega, Sandra König, Julio Scharfstein, Lina Zingali, Tatiana Sampaio, Eleonora Kurtenbach, Denise Pires Carvalho (UFRJ) e Raquel Maia (Inca).

O simpósio conta com apoio da Fundação Ary Frauzino para a Pesquisa e Controle do Câncer, Capes e CNPq, e se realizará nos auditórios Rodolpho Paulo Rocco (subsolo do Bloco K, no dia 30/07) e no salão nobre do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas, no Departamento de Anatomia (primeiro andar do bloco F, no dia 31/07), ambos no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. O evento é aberto e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: simposio_oncobiologia@yahoo.com.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes