O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ volta a participar da reunião anual da SBPC
Publicado em: 05/07/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ volta a participar da reunião anual da SBPC

 Paul Jürgens

    

  Estande da Fundação na 57 Reunião Anual da SBPC,
    realizada na cidade de Cuiabá no ano de 2004

 

A volta da FAPERJ, na próxima semana, às reuniões anuais da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) trará como principal novidade um espaço reservado em seu estande para que pesquisadores e autoridades possam realizar encontros e mini-reuniões com seus pares e representantes da Fundação. Prevista para o período de 9 a 13 de julho, a 59 Reunião Anual da SBPC, organizada em conjunto com a Universidade Federal do Pará (UFPA), ocupará o Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, e terá como tema Amazônia: Desafio Nacional.

Paralelamente, nos dias 9 e 10, será realizada reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O encontro dos representantes estaduais das FAPs servirá, dentre outros objetivos, para incentivar a criação de uma FAP no estado do Pará. A última reunião do Confap, criado em 1996 como fórum e transformado em conselho no ano passado, aconteceu no Rio no mês de abril. O diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Marques, participará da reunião.

Em sua nona participação no evento, a Fundação ocupará os estandes 59 e 72 da Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C), feira paralela ao evento que deverá reunir cerca de 60 expositores, entre incubadoras de empresas, instituições de fomento à pesquisa e à educação, universidades e empresas. No local, uma equipe de funcionários da FAPERJ estará a postos para prestar informações e esclarecer dúvidas sobre as atividades da Fundação e sobre suas principais iniciativas, como os programas Cientistas do Nosso Estado, Rio Inovação e Auxílio à Editoração.

Divulgação/ SBPC
  
Cartaz do evento: Amazônia em foco

 

Estarão em exposição no estande mais de uma centena de títulos, entre livros, CDs e vídeos, nas mais diversas áreas do conhecimento, produzidos com o apoio da Fundação. Uma versão atualizada do catálogo de publicações que tiveram apoio da instituição estará à disposição do público para consulta. Como em reuniões anteriores, ao término do evento todo o material impresso/audiovisual – livros, vídeos e CDs – levado a Belém para a exposição será doado a acervos e bibliotecas locais.

A edição deste ano da reunião prevê a realização de 45 conferências, 15 simpósios, 40 minicursos, 57 mesas-redondas, além de 22 encontros abertos. A programação inclui ainda a realização de oito Grupos de Trabalho sobre temas interdisciplinares, com a presença de profissionais de diversas áreas. Temas como aquecimento global, febre amarela e outras arboviroses, diversidade vegetal e agricultura sustentável na Amazônia, dermatologia tropical, terapias gênicas e as relações entre saberes tradicionais e científicos deverão ter destaque na agenda de debates da reunião.

De acordo com a organização, é esperada a presença de um público médio diário de 15 mil pessoas. A 15 SBPC Jovem, destinada a estimular a difusão de C&T entre crianças e adolescentes, nesta edição, ocupará outros locais além daquele da ExpoT&C, se espalhando por museus, centros de pesquisas, planetários e universidades, que abrigarão minicursos, oficinas, palestras, feiras de ciências e peças de teatro.

Também fazem parte da programação atividades como as jornadas de Iniciação Científica, que reúnem os melhores trabalhos apresentados nos congressos de iniciação científica das universidades, e a SBPC Cultural, com destaque para atividades com ênfase na região.

Evento: 59 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Data: de 9 a 13 de julho de 2007
Tema da reunião: Amazônia: Desafio Nacional
Estandes reservados à FAPERJ no ExpoT&C: 59 e 72
Local: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Av. Protásio de Oliveira, s/n (ao lado do Aeroclube de Belém), Bairro do Marco, Belém (PA). Tel.: (91) 3201-8022.
Programação da reunião: http://www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra/
Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes