O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fórum debaterá a diversidade cultural dos povos da América Latina
Publicado em: 21/06/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fórum debaterá a diversidade cultural dos povos da América Latina

Vinicius Zepeda

Divulgação Nucleas/Uerj     

     

  Obra retratando procissão de Corpus Christi, em
  Cusco, Peru, foi reproduzida no cartaz do evento


 

"A violência nas cidades não é movida só pela desigualdade social. Ela é fruto também do choque cultural gerado pela convivência entre povos de realidades e origens distintas. Porém, uma das maneiras existentes de convívio harmonioso é a interculturalidade -somatório e a fusão de diferentes culturas. No caso, são construídas formas solidárias de sobrevivência entre as culturas com elas se absorvendo e se compreendendo", afirma a historiadora Maria Teresa Toríbio Lemos. A pesquisadora, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e bolsista da FAPERJ, é também uma das organizadoras do III Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas, que acontecerá nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de junho, na universidade.

"A Rua da Alfândega, no Centro do Rio de Janeiro, é exemplo de interculturalidade. Ali, um número grande de comerciantes judeus e árabes, até por uma questão de sobrevivência, convivem de maneira pacífica e solidária", explica Maria Teresa. Ela acrescenta ainda que o objetivo do evento é discutir as questões mais complexas da América Latina e que envolvem os grandes debates desejados pela sociedade. "Políticas públicas voltadas para a educação e cultura, e problemas que envolvem a pluralidade e diversidade cultural, como é o caso dos nordestinos que vivem no Rio (em grande parte em comunidades de baixa renda) estão entre os temas que serão debatidos", exemplifica a historiadora. O fórum sempre é organizado anualmente pelo Nucleas/Uerj (Núcleo de Estudos das Américas): no primeiro semestre na própria universidade, e no segundo repetido em outro estado do Brasil, com pequenas alterações motivadas pelas regionalidades do país.

Fórum terá edição na Argentina este ano

As edições 1 e 2 da segunda metade do ano aconteceram respectivamente na Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), na cidade de Vitória, e em Salvador, Bahia. Em 2007, a edição do segundo semestre acontecerá em dezembro no sudoeste da Bahia, na cidade de Jequié. O sucesso dos fóruns anteriores foi tanto que além da edição do Nordeste, os pesquisadores do Nucleas foram convidados a apresentar o evento em setembro na cidade de Córdoba, na Argentina. "A conferência de abertura, no dia 25, será com o historiador argentino Carlos Juarez Centeno, da universidade de lá. O convite que recebemos para realizar lá o evento foi motivado porque, além do êxito das outras edições, também fazemos parte de uma rede internacional de estudos da América Latina", explica Maria Teresa.

Divulgação Nucleas/Uerj 
    

 Fórum terá estandes com
produtos típicos dos países


Com início no dia 25 de junho, às 17h, no campus Maracanã da Uerj, o III Fórum contará com vários estandes próximos a concha acústica da universidade, em que haverá exposição e venda de artesanato e comidas típicas dos distintos povos que habitam o Brasil e as Américas. Ainda no dia de abertura, será apresentada às 20h a peça teatral Ai, Ai, Ai, Arthur, encenada por alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena e dirigida por Vicente Maiolino. No dia 27 de junho, às 18h, haverá o lançamento do livro Religião, Violência e Exclusão, organizado pela historiadora Maria Teresa Toríbio Brittes Lemos, e uma plenária sobre educação e cultura brasileira. Na ocasião, será lançado ainda o CD-Rom: Dez anos sem Darcy Ribeiro e o debate homenageará o antropólogo.

A entrada do evento é gratuita e ainda dará direito a uma pasta com material de escritório e folder explicativo, um livro com artigos escritos por participantes do evento. Entre os principais temas do livro, que serão debatidos no encontro, estão religiões, modelos e fluxos de integração na América Latina, festas populares, cultura, violência e exclusão social, a questão indígena, ações afirmativas, globalização, entre outras. Quem desejar obter um certificado de participação no evento deverá pagar uma taxa de R$ 20 até o primeiro dia do fórum.

Mais informações: (21) 2587-7225 ou pelo e-mail nucleas@gmail.com
Confira a programação completa aqui

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes