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Publicado em: 14/06/2007
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Consulta médica poderá ter tempo reduzido e qualidade melhorada

Vinicius Zepeda

Basta fazermos  uma visita a qualquer hospital da rede pública para vermos a dura realidade das filas enormes e constatarmos a falta de capacidade do serviço em atender a demanda. Mas esta situação pode mudar em pouco tempo. Um moderno sistema informatizado de acompanhamento de rotinas médicas para pacientes com doenças crônicas, o Lifenet promete reduzir o tempo e o custo das consultas, melhorar a qualidade do atendimento médico e evitar procedimentos desnecessários. O software, que vem sendo desenvolvido com o apoio do edital Rio Inovação II, da FAPERJ, já está sendo utilizado na Clínica São José e no CDPI (Clínica de Diagnóstico Por Imagem), ambas na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

O Lifenet funciona como uma espécie de banco de dados informatizado, em que o paciente com doenças crônicas é cadastrado, e que contém todas as consultas e exames a que ele foi submetido, com os respectivos resultados. Ou seja, um resumo do atendimento feito. Nele, a forma como esse paciente se relaciona com o médico também é controlada. Com isso, descobrem-se hábitos comuns a esta rotina. "Além disso, controlamos as passagens de um profissional para outro e o fluxo de necessidades médicas para garantir que as demandas não sejam esquecidas, pois o software dá um alarme se algo está sendo feito de forma errada", explica Arnaldo Goldemberg, coordenador do projeto, matemático com pós-graduação em Engenharia Biomédica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e diretor da empresa Lan Designers.

"Com base no histórico da relação médico/paciente é possível evitar exames caros e por vezes desnecessários. Um exemplo é o raio-X, que em muitas situações pode ser substituído por uma ausculta (escutar os ruídos do organismo, com ou sem a ajuda de um estetoscópio), mais rápida e de custo zero", afirma Goldemberg. "Ao final do processo de monitoramento feito pelo Lifenet, identificamos possíveis falhas e podemos implantar melhorias nas práticas médicas", ensina. "Assim, podemos tornar as consultas mais eficientes e ao mesmo tempo 1/3 mais rápidas. Desta maneira, com a utilização do Lifenet, a cada três consultas poderemos ter uma consulta a mais do que antes", acrescenta.

Similares ao produto são muito comuns no exterior, mas no Brasil ainda são raros, custosos e importados. "Nosso grande diferencial é a tecnologia 100% nacional, o que reduz os custos para o comprador, tornando-o bem mais acessível", acrescenta Goldemberg.  Na primeira etapa, o sistema está sendo utilizado para monitorar pacientes com doenças respiratórias crônicas, como asma, bronquite asmática, enfisema pulmonar, entre outras. "Entretanto, nada impede que, de acordo com o interesse do cliente, possamos adaptá-lo para outras doenças crônicas, como diabetes e problemas de coração", pondera.

Segundo Arnaldo Goldemberg, o estado do Rio de Janeiro vive com carência de atendimento médico. Mas com a redução dos custos na área de saúde proporcionada pelo Lifenet, o grande beneficiário será a população fluminense, que poderá ter uma qualidade de vida melhor. "Num futuro próximo, vamos expandir o produto para a rede D'Or de hospitais e para a Clínica São Vicente. Além disso, técnicos da Secretaria Estadual de Fazenda viram o produto e ficaram muito satisfeitos. Quem sabe não tenhamos uma implantação do software no sistema público e estadual de saúde?", afirma o pesquisador. Não só Goldemberg, a população do estado também anseia por dias melhores, menos tosse, menos alergias e mais saúde. Os pneumologistas da Clínica São José e da Clínica de Diagnóstico Por Imagem (CPDI) que o digam. Ali, com certeza, os pacientes já respiram bem mais aliviados...

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