O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > InFAPERJ inaugura nova fase e expande serviços on-line
Publicado em: 06/06/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

InFAPERJ inaugura nova fase e expande serviços on-line

Vinicius Zepeda

Juliana, Christine, Élcio e Edersonformam a
equipe responsável pelo sistema inFAPERJ
Lançado emfevereiro de 2006, o inFAPERJ – sistema informatizado deacesso à base de dados da Fundação – acaba de ampliar seu alcance, passando a incluir todos os procedimentos de avaliação e tratamento dos pedidos de bolsas, auxílios e editais. A novidade foi anunciada pela diretoria da instituição após o lançamento de três novos editais no dia 1 de junho (veja reportagem nesta edição). Até então, o sistema vinha sendo utilizado apenas para a realização e atualização de cadastro e pelo programa Bolsa Nota 10.

A partir de 1 de julho,aqueles que optarem por se inscrever em quaisquer das linhas de fomento oferecidas pela Fundação poderão acompanhar on-line o andamento de seus respectivos processos. Com a ampliação do sistema, a FAPERJ garantirá não só maior agilidade a seu trabalho administrativo, como também mais transparência às suas decisões e deliberações.

Na fase preliminar das inscrições, todo o procedimento será feito de forma eletrônica. Na demanda espontânea, dita de 'balcão',os solicitantes só precisarão encaminhar a documentação depois que o processo estiver pré-aprovado. Isso vale para editais que não são submetidos a comitês de avaliação. No caso dos editais que dependem da avaliação desses comitês, contudo, permanecerá a necessidade de entrega da documentação na fase inicial de submissão das propostas.

Para Christine Batelier, gerente de Tecnologia de Informação da instituição, com o desenvolvimento das novas ferramentas,deverá expandir-se o número de interessados em participar das diversas linhas de fomento à pesquisa oferecidas pela instituição no Estado do Rio de Janeiro. “Com a possibilidade de submeter os pedidos on-line, na concorrência chamada de ‘balcão’, não será preciso vir à Fundação antes da pré-aprovação dos processos. Essa era uma tarefa extra para os solicitantes, principalmente para aqueles que vivem em locais distantes da capital do estado”, explica.

Na primeira fase, o setor de protocolo da Fundação fará a verificação das submissões pelo sistema e encaminhará para os respectivos departamentos encarregados por cada uma das linhas de fomento. A submissão de propostas on-line, contudo, não eliminará inteiramente a necessidade de apresentação da documentação em papel. Uma vez aprovado a participar da concorrência, o solicitante deverá encaminhar a documentação exigida pelo programa à instituição.

Na fase seguinte, de avaliação e julgamento das propostas, o sistema permitirá uma economia de tempo importante: através do inFAPERJ, os coordenadores de área da Fundação, avaliadores e consultores ad hocacessarão on-line o conteúdo dos processos a eles submetidos – eliminando a necessidade de envio e devolução das solicitações pelos correios. Munidos de uma senha de acesso, os solicitantes poderão acompanhar o andamento dos processos até a deliberação final.

“O desafio maior foi o de criar um formulário digital que atendesse aos diferentes programas de fomento à pesquisa da Fundação”, explica Batelier. Ela acredita que o uso do novo sistema, desenvolvido a partir da ferramenta Tasker, da empresa Solucionar, será rapidamente absorvido pelo público externo que procura a FAPERJ. “Como em toda nova iniciativa, os procedimentos on-line deverão levar algum tempo para ser inteiramente assimilados. Acreditamos, no entanto, que mais do que a Fundação, é a comunidade acadêmica que deverá ser a principal beneficiada pela ampliação do uso do inFAPERJ”, avalia.

Mas os usuários devem redobrar aatenção: com a disponibilização dos novos recursos do inFAPERJ, os inadimplentes serão impedidos, eletronicamente, de acessar o sistema. Assim, recomenda-se que todo ‘cliente FAPERJ’ mantenha-se em dia com suas obrigações a fim de garantir a possibilidade de submeter novas solicitações.

Tire suas dúvidas acessando o Manualde Uso do Sistema inFAPERJ
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes