O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Edital do PRONEX-Rio será lançado dia 29
Publicado em: 24/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Edital do PRONEX-Rio será lançado dia 29

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam, na próxima terça-feira (29/07), o Edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX-Rio). A cerimônia de lançamento será realizada na sede da FAPERJ, a partir das 15 horas. O Edital do PRONEX-Rio terá recursos no valor total de R$ 6,4 milhões. A FAPERJ e o MCT ficarão, cada um, responsáveis pelo desembolso de 50% desse total.

 

Os recursos do PRONEX-Rio são voltados para núcleos de pesquisa e podem ser utilizados para a realização de melhorias das condições físicas e laboratoriais dos núcleos de excelência instalados no Rio de Janeiro. Serão selecionados projetos de até R$ 200 mil por ano, que serão custeados por um período de três anos.

 

De acordo com o calendário do Edital, as propostas deverão ser entregues até o dia 10 de setembro de 2003. A primeira fase de julgamento deverá ser concluída até 10 de outubro. Nessa fase, os projetos serão avaliados por um comitê científico integrado por pesquisadores de outros estados, representantes do CNPq e da FAPERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) . A fase final de avaliação deverá ser concluída até o dia 24 de outubro. Nessa fase, as propostas serão apreciadas pela Comissão Nacional do PRONEX.

 

Segundo o diretor científico da FAPERJ, Professor Jerson Lima Silva, os núcleos de excelência devem ser constituídos por grupos de pesquisa de comprovada competência, com reputação técnico-científica reconhecida nacional e internacionalmente. A coordenação do núcleo deverá ficar a cargo de um pesquisador Nível 1 do CNPq, com comprovada liderança em sua área de conhecimento.

 

Para o diretor-presidente da FAPERJ, Professor Epitácio Brunet, o lançamento do Edital do PRONEX é mais um esforço do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, para fortalecer uma política de ação integrada entre o Ministério e as fundações de amparo à pesquisa de todo o país. “Esse edital é mais um esforço no sentido de descentralizar os investimentos em ciência e tecnologia, contribuindo para o seu desenvolvimento de forma mais harmônica nas diferentes regiões. Essa também é uma forma de evitar a superposição de investimentos”, destacou Epitácio Brunet.    

 

O edital do PRONEX é resultado dos convênios assinados no dia 3 de julho, no Palácio Guanabara, entre o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral; a governadora Rosinha Garotinho; o diretor-presidente da FAPERJ, Epitácio Brunet;  o presidente do CNPq, Erney Camargo; e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes